A falácia doscustos irrecuperáveisé uma consequência da sensação de perda que nos leva a persistir em projetos sem chances de sucesso. Isto acontece com produtos que não estão emplacando; com a queda na cotação de uma ação, deficar em um emprego que não nos satisfaz ou até em um casamento que não está mais dando certo.
O avião supersônico Concorde é um exemplo emblemático. A França e o Reino Unido injetaram bilhões de dólares no projeto, que desde o início era óbvio que ele não era viável, seja pela combinação de consumo de combustível, pouca capacidade de carga ou autonomia. Por que persistiram? Para não perder o que já tinham investido ou melhor, o gasto. Na vida pessoal cometemos o mesmo erro com frequência. Quem nunca terminou uma faculdade que não queria ou ficou em um emprego ruim?
Por experiência própria sei que é difícil aceitar prejuízos. Já pedi demissão de empresa familiar e fechei negócios. Posso garantir que tomar a decisão é doída, mas passageira. Já o prazer de esquecer é eterno.
Como administrar a falácia dos custos irrecuperáveis:
1. Limitar o investimento e/ou tempo máximo;
2. Aceitar a perda quando atingir a linha de corte;
3. Passar a régua e não olhar para trás.
#ismarbecker #motivacional #mindset #desenvolvimentopessoal



