Post líde de mudanças 2707

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Como todas as crises, a pandemia da Covid-19 acelerou mudanças nos negócios, na vida pessoal e familiar. Mudamos com uma velocidade impressionante. Será que quando a Covid estiver controlada voltaremos à zona de conforto?

Alguém já disse que a morte e os impostos podem ser carregados, mas um dia nos pegam. As mudanças seguem a mesma lógica, por isto, o líder deve dedicar a maior parte do seu tempo buscando e implantando oportunidades. Em seu brilhante Desafios Gerenciais para o Século XXI, Peter Drucker listou três políticas da mudança. 

1. Abandonar o ontem: Provavelmente a mais difícil. Abandonar um projeto no qual já investimos tempo e dinheiro doe porque é difícil realizar o prejuízo. Projetos ou produtos já depreciados são mantidos porque não precisamos mais investir neles. O que esquecemos é que nos dois casos acima, usaremos o tempo do nosso time. Tempo não se compra, aluga, empresta ou guarda. Assim, faltam pessoas para novos projetos.

2. Aperfeiçoamento organizado: Esta é a mais fácil, pois pode (e deve) ser feita em pequenas etapas, de forma contínua. Importante é saber quando a relação entre o investimento no aperfeiçoamento e a melhoria não justifica.

3. Explorando o sucesso: É a mais tentadora, mas tem riscos. Muitas vezes não é possível melhorar ou copiar um modelo. Vivenciei isto com a linha Gres, daOxfordPorcelanas. Tentamos diversas alternativas de cores, mas nenhuma chegou nem perto da original.
Como você administra a inovação e a mudança?

#ismarbecker#covid19#gestão#inovação#motivação#liderança#Drucker

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest