O desafio de suceder um familiar na empresa é enorme. Na semana passada, listei nove tópicos que considero importantes para o candidato a sucessor, que aprendi com mestres como Lodi, Bernhoeft, Davis. Hoje vou comentar um que considero fundamental: o hábito da leitura.
Desde que Gutenberg lá por 1439 inventou (no ocidente) a prensa de tipos móveis, a impressão de livros aumentou exponencialmente. Nem o advento dos leitores do tipo Kindle interrompeu a venda de livros físicos. A leitura é um dos exercícios fundamentais para a agilidade mental e a criatividade. Não me refiro à leitura técnica ou de gestão, que é necessária para nossa aprendizagem contínua, mas a de grandes romances, filosofia, história, biografias, grandes economistas e políticos.
Este tipo de leitura ajuda o candidato a sucessor a desenvolver uma visão holística do mundo e dos negócios. Eu sigo três dicas para a leitura:1. Leio três a quatro livros ao mesmo tempo2. Assim não me canso; pois alterno estilos e temas de leituras3. Leio simultaneamente em três, das cinco línguas que domino.
Neste momento estou lendo os das fotos.Alguém percebe a dica que não estou seguindo?
#ismarbecker #familybusiness #negócios #carreiras



