Evidentemente, quase todos já ouviram falar ou até leram algo sobre Inteligência Emocional. Mas quantos aplicam no dia a dia, na vida familiar, social e no trabalho? Quer conhecer cinco passos para usar a Inteligência Emocional em qualquer situação?
Daniel Goleman publicou Inteligência Emocional em 1995. Milhares de exemplares depois, o conceito faz parte de qualquer conversa de negócios, mas não tantos aplicam no seu dia a dia por acreditar que existe um conflito entre inteligência e emoção. A primeira seria racional o que, em princípio, conflitaria com o emocional. Faz muito tempo, li um artigo que resumiu, de forma prática, como podemos usar a Inteligência Emocional na nossa vida cotidiana. Tentei usar exemplos da minha rotina para exemplificar.
1. Administrar emoções negativas: Quando você vai para uma reunião com algum já conhecido como um personagem difícil, geralmente vai preparado para um clima pesado. Mas quando você não conhece o interlocutor e ele reage mal? Para isto, tento sempre ter o plano “B” e, se possível, algumas letras a mais.2. Dificuldade de expressar ou entender emoções: Nem sempre você ou as pessoas com as quais vai interagir estão no melhor dos dias. Isto é meio caminho para um desentendimento. Não seria melhor você informar ao interlocutor desta situação, ou perguntar se ele está bem para a conversa.3. Manter a calma: É mais fácil falar do que fazer, mas algumas regrinhas ajudam. Descansar bem antes de uma reunião importante. Isto inclui não checar e-mails ou mensagens depois de um determinado horário (eu geralmente após as 19 horas). Se a conversa começar mal, evitar, retardar a resposta ou comentários.4. Reagir a uma pessoa ou situação negativa de forma positiva: É inevitável encontrar pessoas negativas ou as que estejam em um dia ruim. Usar a empatia, para entender os motivos desta negatividade ajuda muito.
5. Relação com pessoas próximas: Ninguém consegue separar as relações e problemas da vida pessoal, familiar e das atividades no trabalho, mas manter os problemas sob controle, diminui o impacto.6. Reação às adversidades: Problemas acontecem, independentemente do nosso planejamento ou preparação. Neste caso, aplico um ensinamento básico do Estoicismo: Se for um problema fora da minha capacidade de influenciar, tento ver como posso conviver com ele ou minimizar suas consequências.
Como você aplica a Inteligência Emocional no dia a dia?
#ismarbecker#inteligenciaemocional#equilíbrio #carreiras #oportunidades



