A inflação era um animal quase extinto em muitos países, principalmente nos desenvolvidos. Com o verdadeiro tsunami de liquidez que os Bancos Centrais injetaram nas suas economias, o animal parece que acordou. Será que a inflação veiopara ficar?
Os brasileiros com mais de quarenta, aindase lembramdo som das maquinetas de aplicação de etiquetas de preços nos supermercados. Lembram também,do exercício das compras assim que recebiam os salários, porque no dia seguinte,seria muito maiscaro. A maioria dos europeus ouviu pais ou avós falarem dos problemas da inflação.Na verdade,o Banco Central Europeu faz tempo que tenta fazer a inflação subir para 2% ao ano. A pandemia mudou este cenário.
Uma inundação de liquidez, somada com uma explosão dos preços dos combustíveis, falta de insumos e produtos terminados devido à ruptura da cadeia logística e uma expectativa do consumidor de que os preços continuem subindo, já levou a inflação na Alemanha (onde inflação é palavrão) para acima de 4% a.a. O Banco Central Europeu aposta que é uma alta temporária. O consumidor parece não acreditar.
Você concorda que existe o risco que um pouco de inflação, seja tão perigoso quanto uma pequena dose para um ex-alcoólatra?
#ismarbecker #economia #inflacao #oportunidades #negócios



