O Japão tem o maior número proporcional de pessoas com mais de 100 anos no planeta. Qual a razão para isto?
Nas cinco vezes que estive no Japão, me impressionei com a organização, limpeza, pontualidade, mas principalmente, pelo equilíbrio das coisas e das pessoas, que às vezes chega a ser até irritante para nós ocidentais latinos. Há muitos anos, após minha última viagem, tive o primeiro contato com o conceito de Ikigai, que pode ser definido pela nossa razão de ser. Como ninguém nasce com uma razão de ser impressa na testa, devemos desenvolvê-la buscando a harmonia, longevidade e satisfação plena nas diferentes áreas da nossa vida. Só assim alcançaremos o propósito da nossa existência, entendida de uma forma holística em quatro dimensões básicas, que você pode identificar com quatro perguntas:
– Paixão: O que amo fazer?- Vocação: O que sei fazer bem?- Profissão: Como posso ganhar meu dinheiro?- Missão: O que posso fazer de bom para o mundo?
Cada um de nós pode responder estas perguntas em testes gratuitos disponíveis no Google, mas não esqueçam que o Ikigai não é uma viagem na qual temos que aproveitar todos os momentos da viagem. Caso eu tivesse feito uma avaliação do meu Ikigai, em 1985, quando estive no Japão pela primeira vez, teria ficado frustrado com o resultado, porque com exceção da dimensão trabalho, estava muito longe do razoável nas outras três.Você já fez o teste do seu Ikigai?
#ismarbecker #motivação #felicidade #carreiras #oportunidades #vidaplena #aprendizagem #longevidade #Ikigai



