Post FRETE MARITIMO – PROBLEMAS (2) 2208

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Não tem nada tão ruim que não possa piorar, diz uma das Leis de Murphy. Desde o início da pandemia da Covid-19, esta máxima está sendo seguidamente comprovada. Faz alguns dias, começou mais um problema no terceiro maior porto do mundo. Como isto vai afetar nossas vidas e negócios?
A pandemia não está causando somente milhões de mortes. Os lockdowns em portos na China (fábrica do mundo) geraram uma ruptura na logística internacional. Além da falta de alguns produtos, os fretes marítimos subiram até 10 vezes. Um container de 40 pés da China para o Brasil custava em torno de mil dólares. Hoje, passa de 10 mil. Segundo a revista alemã Wirtschaftswoche, mais de 80% das empresas alemãs já foram afetadas por falta de insumos e aumentos significativos. Na Beckter Transfers compramos papel para imprimir decalcomanias da Coreia do Sul. A alta do frete causou um aumento de 18% no custo final do papel.
Quando acreditávamos que a situação poderia começar a normalizar, devido a um único caso de Covid, a China paralisou uma parte de Ningbo-Zhoushan, terceiro maior porto mundial. Isto vai deflagrar um efeito dominó de mudanças de rotas, falta de containers e atrasos nas rotas que devem prolongar a situação caótica da logística mundial até a metade de 2022. Redução de fretes marítimos nem pensar.
Como você absorverá estes impactos no orçamento do negócio e da família?
#ismarbecker #covid19#economia#logística

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest