Post FONTES DE PODER 0102

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A história do Homus Sapiens Sapiens começou uns 300 mil anos atrás. Até uns 20 anos, o exercício do poder podia ser resumido na frase “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Quanto esta realidade mudou até agora e como vai mudar ainda mais?
Quando ainda estavam na África, o poder do chefe do bando (sim, este é o coletivo correto) era o mais forte. Esta habilidade era importante para a caça, reprodução e defesa. Nada mudou até que passamos a viver em cidades uns 7.500 anos atrás na Mesopotâmia (Iraque atual). A partir deste momento, ter poder passou a depender de outros fatores como a hereditariedade e a coerção. Em alguns casos, o chefe tinha um carisma especial, mas necessitava das outras duas fontes para conquistar e manter o poder. Em 1959, John French e Bertram Raven formularam um modelo com cinco fontes de poder, que pode validar sua posição. Vamos conhecê-los?
1. Coercitivo: Capacidade de impor sanções ou punições aos membros do grupo;2. Recompensa: Capacidade de dar ou tirar benefícios financeiros ou não;3. Legítimo: Quando é razoável acreditar que o grupo seguirá o chefe;4. Carismático: O poder emana da personalidade ou do exemplo do chefe, que neste caso, é denominado de líder;5. Especialista: Em casos excepcionais, em que uma competência específica é necessária, todos seguirão algum com esta habilidade.
Até meados da década de 70, o modelo dominante era uma combinação das fontes coercitiva, recompensa e carismática. As startups abriram o caminho para os especialistas, que muitas vezes, têm dificuldades de gerir a empresa quando ela cresce. Com a crescente importância do conceito de múltiplos stakeholders, os modelos tradicionais ficarão obsoletos. Paulo Monteiro e Wanderlei Passarella, no livro A Reinvenção da Empresa, contam que o líder hoje pode ser qualquer pessoa, não necessita ter autoridade, é uma combinação do individual e do coletivo, com desafios complexos.
Qual é o seu modelo de liderança ou da empresa em que você atua?
#ismarbecker #carreiras #motivação #gestão #liderança #empreendedorismo

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest