Post fluxo de caixa 2805

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Um economista brasileiro resumiuoefeito do fluxo de caixaem umnegócio: “Prejuízo aleija, fluxo de caixa negativo mata!”. Por que negócios com potencial quebram antes de atingirem a maturidade?
Vou contar uma história sobre fluxo de caixa quando comprei a massa falida da Leipold, em 2014. A legislação de falências na Alemanha garante que o comprador assuma a massa falida sem nenhum passivo,em inglês Asset Deal. Sabendo disso, considerei uma injeção de capital para o giro, mas logo descobri que descontar os títulos em uma factoring, com seguro de crédito e juros de 4% ao ano, era o melhor negócio.
Aprimeira projeção deufuro no final do mês. Argumenteicom a financeira,que nosso faturamentosó foisuficiente para pagar as contas. Ela me explicou que 10% dos títulos não podiam ser descontados,e por este motivo, não estavam no fluxo. Perguntei se os clientes eram maus pagadorese aresposta foi não.Questioneipor que não considerava estas provisõese ela disse:não sei se vão pagar. Depois de muita negociação,ela concordou em colocar os títulos não descontados em cores variando de vermelho até versa, dependendo da confiança no cliente. Nosso fluxo era um verdadeiro arco-íris. 
Qual a cor do fluxo de caixa do seu negócio?
#ismarbecker #finanças #contabilidade #dinheiro

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest