A maioria dos filósofos tem um estilo de escrita difícil e até impenetrável, mas contam com lições de vida importantíssimas. Semana passada, investi um tempo para reler conselhos de alguns deles. Um que me impactou muito foi da brasileira descendente de alemães, Tekla Bühnemann. Já ouviu falar dela?
Quase ninguém a conhecia, porque ela era uma dona de casa, muito simples, mas com uma sabedoria enorme. Todos os sábados, eu ia conversar com a “Gute Oma” (avó boa), a chamava assim para diferenciar da Böse Oma (avó má), que era minha bisavó.
Depois de uma semana difícil, em um sábado, cheguei na casa dela e ela imediatamente per-cebeu que eu estava tenso e preocupado. Perguntou o motivo e eu respondi que era por excesso de trabalho. Seguindo sua linha de tranquilidade e paciência, ela me disse: Teddy (o apelido pela qual me chamava) “Du must ein Mittagsschlaf machen” (você tem que tirar uma soneca depois do almoço). Respondi de pronto: Não tenho tempo Oma. A réplica veio na hora: “Zeit macht man” (o tempo a gente faz).
Deve fazer mais de 30 anos que tivemos esta conversa. Até hoje levo o conselho muito a sério.
Quais os conselhos de grandes filósofos ou da sua avó, que você utiliza no dia a dia dos ne-gócios e pessoais?
#ismarbecker #filosofia #motivacao #lideranca #worklife



