Post FAMILY IN BUSINESS 0408

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A sucessão do executivo máximo de uma empresa é a etapa crucial para a sua continuidade ou decadência. Em uma empresa familiar,é ainda mais difícil. Como evitar a síndrome do pai rico, filho nobre, neto pobre?
John Davis éconsiderado um dos maioresespecialistasem empresas familiares. Tive oprivilégiode ser aluno dele,nos módulos II(2014) e III(2015) no Owner/President Management,da Harvard Business School. Por mais de 20 anos,ele liderou o programa “Family in Business”. Em seu livro“Os segredos das Famílias Empreendedoras” ele resume as visões distintas,eatéconflitantes,dos debatesde distintas gerações que participaram do programa. Nos próximos posts,vou comentar alguns pontoschave que ele levantou, mas hoje,contarei umahistóriado meu colega Carter Beard,presidente e CEO da Aninn Flagmakers, fundada em 1847.
Muitos anos atrás o pai do Carter se afastou da empresa e dividiu os bens com os dois filhos. A irmã do Carter teve a opção de escolher primeiroepreferiu deixar quase a totalidade das ações para o irmão, ficando com aplicações e outros bens. Passados uns 10 anos, com a liderança do Carter,a empresa valorizou muito mais do que os bens que ficaram com a irmã. Os pais acharam que ela tinha sido prejudicada, emborano momento da partilha,os valores de cada um eram equivalentes. Depois de muita conversae pressão,Carter concordou,mesmo não sendoobrigado, a ceder um lote de ações da Aninn para a irmã. Alguém conhece umahistóriasemelhante?
#ismarbecker #carreiras #empreendedorismo #gestão #oportunidade #harvard

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest