Uma das práticas do final do ano é fazer a lista dos objetivos para o ano seguinte. A maioria elabora uma lista longa, com objetivos utópicos como aprender mandarim ou escalar o monte Everest. Em 2021, aprendi uma expressão que resume a ação que necessitamos para atingir nossos objetivos. Quer conhecê-la?
O grandePeter Druckercriou o acrônimoSMARTem inglês, que define que nossos planos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Antes de colocar no papel as metas para 2022, veja se elas passam no testeSMART, para que você não se frustre no final do ano por não ter atingido muito das metas. Segui estes parâmetros para o planejamento de 2021, e estou contente com os resultados. Vamos ver alguns deles. Fiz um mentoria em Gestão de Marca Pessoal com oRicardo Dalboscoque resultou em mais de 7.000 seguidores e um networking espetacular. Porfalta de espaço, relacionareitrês mulheres fantásticas com as quais conversei pessoalmente: Francine Ghanem, Rosane Sampaio, Beatriz Brito. Como hors concours, o grande mestre da empresa familiarRenato Bernhoeft.No curso de Conselheiro Consultivo (CONCERTIF)doCELINTBRA,sem demérito dos outros professoresWanderlei PassarellaeHelder de Azevedo, me abriram a mente para novos desafios. Finalmente, ao me associar naABC3, onde meu networking literalmente explodiu. O maior ensinamento do ano, contudo, foi uma frase simples do professor e doutorVictor Aguiar. Ele provoca o tempo todo com a frase: Faça um bom dia, faça uma boa semana. Logo deveremos receber os votos de próspero Ano Novo, com um sonoro: “Faça um bom ano!”.
Um exemplo da enorme distância que tem entre dizer ‘Tenha um bom ano novo’ e ‘Faça um bom ano novo’ é o meu filhoGabriel Scatolon Becker,saindo de uma promissora carreira naAmazon,para entrar na startup Boto.Muitos devem ter tachado ele de louco. Eu entendi porque fiz o mesmo em 1997, ao renunciar a posição de diretor naOxford Porcelanaspara fundar o meu próprio negócio.
O que você vai “fazer” para ter um bom 2022, para não depender do ocaso de “ter” um bom 2022, e não se frustrar no final?
#ismarbecker #carreiras #motivação #oportunidades #liderança



