Seguramente, a maioria do público do Linkedin é mais racional do que emocional, ou pelo menos, pensamos que somos. Será que argumentos tecnicamente lógicos podem nos motivar ou convencer para a prática de exercícios físicos?
Todos conhecem os benefícios das atividades físicas para manter ou perder peso e controlar índices de colesterol, diabete, pressão arterial entre outros. Pesquisando no Ted Talks (plataforma de palestras curtas) encontrei três argumentos com precisão cirúrgica, apresentados pela neurocientista Wendy Suzuki. Ela demonstra que exercícios físicos regulares (3 a 4 vezes por semana) têm efeitos no Córtex Frontal do cérebro, responsável pela tomada de decisão, atenção e foco; e no Hipocampo, que garante a memória de longo prazo.
1. Efeitos imediatos: aumento da produção de neurotransmissores (dopamina, serotonina e adrenalina) que melhoram o processo de raciocínio rápido, atenção e consequentemente foco.2. Efeitos no hipocampo: aumento da produção de novas células, com consequente aumento do tamanho do órgão.3. Efeitos prolongados: o cérebro funciona como um músculo. Os exercícios mitigam a perda de agilidade com a idade e retardam sintomas de demência e Alzheimer.
Será que vale a pena investir esforço e tempo nos exercícios físicos?
#ismarbecker #carreiras #motivação #saúde #exercícios



