Post EMPRESA FAMILIAR – MUDANCAS 1509

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Nos últimos quatro posts sobre sucessão em empresas familiares, comentei os Três Círculos (família, propriedade e negócio) desenhados por Davis e Tagiuri, que mudaram a forma de entender as empresas familiares. Como aplicar o modelo para as constantes e inevitáveis mudanças que enfrentamos?
Mudanças são ameaças e oportunidades que alteram de acordo com a identificação das modificações internas (teoricamente controláveis) e externas (menos controláveis) e do estágio do negócio (pequeno negócio familiar, descendentes entrando no negócio, convivência de gerações e passagem do bastão). Para complicar ainda mais, os três círculos passam por mudanças ao mesmo tempo.
O círculo da Propriedade muda mais lentamente, mas as mudanças são profundas. O falecimento do fundador faz aflorar sonhos individuais ou de pequenos grupos que podem ser inconciliáveis. A Família muda todos os dias (envelhecemos) ou pela entrada dos parentes legais (genros e noras). O negócio muda de forma não linear. As necessidades de estrutura e controles vêm antes de um grande salto no faturamento. O modelo dos Três Círculos não resolve estes problemas, mas facilita que cada membro da família, conhecendo seu papel em cada círculo, entenda os desafios futuros e as possíveis soluções.
Como você, membro de uma empresa familiar, está preparado para as mudanças em qualquer um dos três círculos?
#ismarbecker #carreiras #empreendedorismo #oportunidades #gestão 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest