Post EMPRESA DE FAMILIA 4 0501

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O objetivo final da governança em uma empresa é a perenidade. Nas empresas familiares a governança é mais complexa por envolver o patrimônio, poder e a família. A falta de entendimentosobre a importância de separar estes três componentes é principal causa mortis das empresas familiares. Quer conhecer as dimensões sociais que pesam na longevidade das empresas familiares?
A longevidade de uma empresa depende de fatores econômicos que podem ser resumidos na geração de valor para todos os stakeholders, principalmente os clientes. Nas empresas familiares (EF), além dos fatores econômicos temos que considerar as dimensões sociais, que muitas vezes pesam mais do que as econômicas.
No seu livroEmpresa de FamíliadeHelder de Azevedo,idealizador e presidente doInstituto Empresa DE Família,resume em cinco estas dimensões:
1.Essencia : Cultura familiar acumulado ao longo de gerações. A maior dificuldade desta dimensão é reproduzir o carisma dofundador. Por melhor preparado que seja o sucessor ele não terá o mesmo reconhecimento do fundador. Esta foi uma das razoes pelas quais decidi sair da empresa famílias após quase vinte anos de atuação. 2.Estrategia : Saber onde o negocio esta e onde é fundamental, mas nas EF o ponto fundamental é definir a distribuição de dividendos para fazer os investimentos minimamente necessários. 3.Papeis : O entendimento por todos os familiares de uma EF dos três círculos(Negocio, Propriedade e Gestão – Davis e Taguiri) é fundamental para a continuidade da empresa. O no górdio aqui é a dificuldade de demitir algum parente que nãoesteja desempenhando bem. 4.Monitorar : Deveria ser obvio que os controles são essenciais em qualquer negocio. Na EF muitas vezes isto é negligenciado por ser encarado como desconfiança, principalmente pelo fundador. 5.Sucessao : Esta dimensão pode ser resumida com uma expressão comum em alemão : ‘’E aqui que esta enterrado o cachorro.” As sucessões que não ocorrem pela morte do fundador, só acontecem quando atendidos dois critérios :Vontade de fundador, somada a um novo projeto que ocupe seu tempo. Renato Bernhoeft, um dos papas da gestão de EF no Brasil, definiu isto muito bem.
Com todos estes complicadores qual o grau de complexidade você atribui a gestão de uma EF?
#ismarbecker #Empresa Familiar #Empresa de Família #carreiras #Helder de Azevedo #sucessão

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest