A maioria dos livros e teorias sobre gestão focaemcomo criar e manter umnegóciobem-sucedido. Tão importante quando saber o que fazer,é saber o que não devemos fazer. Não é bom falar do fracasso, mas aprendemos mais com ele do que com osucesso. Vamos ver o que Peter Drucker diz sobre isto?
Drucker escreveu no Wall Street Journal,em outubro de 1993,um artigo clássico: Os cinco pecados mortais nos negócios, resumidos abaixo:
1.Culto às altas margens delucro – Agregarcaracterísticas, que nem sempre o consumidor percebe, ao produto para manter ou aumentar margens.2.Cobrar oque omercadosuportará -Tentar cobrar o máximo possível por um produto inovador.3.Precificar na base dos custos – Querer recuperar investimento no produto rapidamente. Nos três casos acima, invariavelmente,aparece um concorrente que rouba o mercado.4. Focarnos campeões do passado – É melhor você fazer a canibalização de um produto do que o concorrente.5.Priorizarproblemas ao invés de oportunidades – Velha máxima deDrucker:foque nas forças.
Você já cometeu alguns destes pecados? Será que nãoestácometendoalgumneste momento?
#ismarbecker #empreendedorismo #oportunidades #vendas #negócios



