PosT COMUNICACAO 1809

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Algumas profissõestêmuma linguagem própria, recheada de termos técnicos muitas vezes incompreensíveis à grande maioria das pessoas. Médicos, advogados e membros dojudiciário, economistas eatégestores. Vou contar algumasexperiências com este trejeito.
Na carreira de vendedor,euatendo clientes da Oscar Freireatéa favela da Rocinha, do Champs-Élyséesatéo interior da Bolívia. Isto me obrigou a ajustar as argumentações e o vocabulário para conseguir comunicar e, mais importante, vender. Migrando para outros públicos a situação fica ainda mais difícil.
Desde 2013,escrevo uma coluna sobrepolíticae economia no JornalA Gazeta, de São Bento. O objetivo era (e continua sendo) fazer uma reflexão aberta e uma espécie de catarse sobre assuntos que afetam o dia a dia dos leitores. Somente depois de muitos puxões de orelha da minha tia,fui adequando a linguagem para o leitor médio. Recentemente,encontrei um leitor que me disse: Ismar não entendo muito que você escreve,mesmo assim,não perco uma colunasua.Atéhoje,não entendi se foi elogio ou crítica.
Nas eleições passadas,fui candidato a prefeito.Aío buraco é mais embaixo porque você tem que mudar o discurso a cada conversa. Como consegui quase 24% dos votos válidos, penso que não me saítão mal. Agora estou enfrentando um novo desafio,como comentarista de economia epolíticano programaLiberdadeAlerta,naRádioComunitária Liberdade. Vamos ver quanto tempo levarei para ajustar a linguagem. Você já teve alguma situação de dificuldade parasecomunicar com outros públicos?
#ismarbecker #carreiras #negócios #gestão #liderança

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest