Qual é a matéria-prima básica para qualquer projeto empresarial ou pessoal? Onde posso conseguir esta matéria-prima?
Na minha curta carreira no LinkedIn, já me fizeram esta pergunta muitas vezes. A resposta é relativamente simples: experiência e leitura. Mas como alguém que ainda não tem muita experiência pode suprir isto? Outra resposta simples: através da leitura. Não tem nada tão enriquecedor, tão fácil e com melhor ROI (Retorno do Investimento) do que a leitura, mas certas técnicas ajudam a melhorar a produtividade da leitura, mesmo para aqueles que não têm o hábito. Eu sou um pouco suspeito para falar (ou escrever) porque aprendi com meu avô desde muito cedo, e me tornei um leitor voraz. Mas nunca é tarde para aprender ou aperfeiçoar o processo, e o prazer, da leitura. Vamos ver algumas regrinhas básicas que facilitam o processo.
O saudoso professor José Munir Nasser, colega de estudos na Alemanha na década de 80, definiu três regras básicas para a leitura:1. Saber o que ler.2. Em que sequência ler.3. Como ler.
A melhor, e mais simples, resposta para a última pergunta pode ser encontrada no livro (onde seria?): “Como Ler” de Mortimer Adler e Charles van Doren. A principal lição do livro é que existem quatro tipos de leitura (Elementar, Instrucional, Analítico e Sinóptico), com finalidades distintas. Você não precisa, nem deve ler todos os livros da mesma forma. Alguns devem ser somente folheados, outros valem a pena ler somente alguns capítulos, e alguns devem ser estudados profundamente, dependendo do objetivo da leitura. Para quem quer melhorar os textos postados no LinkedIn, os níveis Institucional e Analítico, são os mais usados. A diferença entre eles está no tempo que você dedica à leitura e às anotações que faz enquanto lê. Seguindo as recomendações do livro “Como ler” até quem nunca teve o hábito da leitura, pode tornar-se um bom leitor, com todas as vantagens que vêm com isto. Entre elas, aumentar as interações dos posts no LinkedIn. Resumos do livro estão disponíveis, gratuitamente, no Google ou no YouTube. Não perca mais tempo. Nunca é tarde para começar ou se aperfeiçoar.
Como você aprendeu ou aperfeiçoou o prazer da leitura?
#ismarbecker #carreiras #motivação #oportunidades #leitura #cultura



