O Brasil é conhecido pelas desigualdades socioeconômicas. Muitos afirmam, que caímos na armadilha da classe média e que perdemos o bonde da história da quarta revolução industrial. Fui conhecer um exemplo de uma iniciativa privada que está rompendo com estes padrões. Quer viajar nela comigo?
Santa Catarina é um estado com uma diversidade geográfica, cultural e comercial muito eclética. Não temos grandes cidades e nossa economia vai da atividade primária (mineração e agrobusiness), passando pela secundária (indústria) até a terciária (serviços). Talvez pela influência das colonizações germânica, italiana, polonesa, entre outras, predominam os pequenos e médios negócios, seguindo o modelo dos “Mittelstand” alemães e seus equivalentes italianos. A diversificação garante uma melhor capacidade de absorver os altos e baixos dos ciclos econômicos. Historicamente, sempre tivemos uma representação política aquém do nosso poderio econômico, e talvez por isto, aprendemos a viver sem apoio estatal ou apesar dele. Será que este modelo conseguirá se adaptar à era digital?
Na quinta-feira (19/08) fui convidado pelo meu amigo,Dionei Domingos, para visitar aSoftville, noÁgora Tech Park, em Joinville, e conhecer como a iniciativa privada, sem e apesar do governo, gera valor. Confira nos links https://lnkd.in/eAvQVYWA e https://softville.org.br o que está acontecendo aqui.
Alguém tem outro exemplo de iniciativa como do Ágora Tech Park e do HUB?
#ismarbecker#tecnologia#inovação#sustentabilidade#industria4_0



