PORSCHE – DESTRUINDO UM ÍCONE

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Uma marca forte aguenta muito desaforo. Será que a Porsche passou do limite do desaforo, como a Jaguar?

Por anos, o lucro da Porsche carregou a VW, dona de 75% das suas ações, nas costas. Nos primeiros nove meses de 2025, a empresa gerou um prejuízo de 967 milhões de euros, comparado com um lucro de 975 milhões em 2024. Em uma reação surpreendente para uma empresa alemã, a Porsche anunciou que vai absorver um custo de 1,8 bilhões de euros, interrompendo o desenvolvimento de novos carros elétricos (EV) que estão vendendo bem menos do que o planejado.

As três gigantes automobilísticas alemãs estão pagando o preço de uma aposta errada da União Europeia, que proíbe a venda de carros com motor à combustão, a partir de 2035, na onda do xiitismo climático. No primeiro semestre de 2025, a Mercedes teve um lucro 57% menor do que em 2024, a BMW 29% e a VW 37%. Os números do ano deverão ser ainda piores.

Quem compra um Porsche não está comprando um carro. Está comprando um estilo de vida, um objeto de desejo, que usará por muito tempo. Ele amadurece como os bons vinhos tintos.

Como carro, ele oferece altíssimo desempenho, mas, nas versões mais esportivas, uma série de restrições. Entrar e sair de um 911, ou de um Boxster, exige certa habilidade. Este problema foi transformado em um atributo de venda, que transmite a imagem de rico e saudável para o proprietário.

Outro atributo único é o som do motor. Qual é o som de um Porsche elétrico? Tire o barulho e a vibração, altamente incômodos, de uma Harley Davidson, para ver quantas você venderá.

Na crítica do Dr. Rieck, a Porsche quebrou o contrato que tinha com seus compradores fiéis: Cobro caro, o carro tem alguns inconvenientes, mas entrego uma experiência de dirigir com uma imagem de proprietário bem-sucedido. Com as versões elétricas, continuo cobrando carro, mas você recebe uma carroceria em cima de baterias, iguais às chinesas.

Acusando o golpe, a Porsche fez uma Reorientação Estratégica Integral. Alguém pode me explicar o que significa e qual será o resultado?

Fonte: “Porsche: Das Ende einer Legende” – Prof. Dr. Christian Rieck.

#ismarbecker #Eletric Vehicles #Gestão #Marketing #Marca #VW #BMW #Mercedes

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest