POR QUE GÊNIOS FALHAM?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Você é brilhante, ambicioso, cheio de ideias, mas está parado no mesmo lugar. O que deu errado? Esta é a pergunta, em tradução livre e adaptada, que James Lim faz aos superdotados, ou aos um pouco acima da média. Vamos descobrir?

Tenho dois amigos que são simplesmente brilhantes. Um deles é bem-sucedido, mas poderia ser muito mais. O outro é quase um caso perdido, além de fazer outros perderem tempo e dinheiro, como foi meu caso. Ele continua, meu amigo, mas nem pensa em negócios. Vejamos algumas razões que atrapalham os gênios.

  1. OVERTHINKING

A fase da criação é muito gostosa, mas tem que ser seguida da fase de concretização, suar a camisa.

  1. PERFECCIONISMO

O caso combinado com o Overthinking é paralisante. Em algum momento, você tem que começar o projeto, mesmo que com ajustes posteriores. Lembre-se de que o feito pode ser melhor do que o perfeito.

  1. OBJETIVOS MAL DEFINIDOS

Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. Às vezes é necessário baixar o sarrafo do objetivo, torná-lo mais realista, atingível.

  1. MEDO FRACASSO

O que dirão de mim se não der certo? O medo paralisa. Não existe projeto com 100% de garantia de sucesso.

  1. PULAR NA ÁGUA

Em algum momento, você tem que agir, realizar, performar. A teoria e o planejamento são fundamentais, mas nada substitui a prática.

Eu incluiria, por experiência própria, um sexto fator: Deficit de Atenção Aguda ou, em uma fase mais grave, o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade).

Meu amigo bem-sucedido tem TDAH. Até eu entender que os seus comportamentos e sua falta de foco eram um transtorno, quase rompemos. Depois que conversamos sobre o assunto, ele está mais controlado, continuamos fazendo negócios, nossa amizade melhorou.

Você conhece alguém que se encaixa nestes perfis?

Fonte: “If you are smart, ambitious and a deep thinker, why are you still stuck?” James Lim.

#ismarbecker #gestao #carreiras #lideranca

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest