PODEMOS MUDAR O MUNDO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

“Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não salvo a mim”. Posso mudar as circunstâncias da minha vida, ou sou só mais um na multidão?

Nós não somos uma ilha. O ambiente onde vivemos nos afeta, assim como nós o afetamos e com quem convivemos. Esta é a mensagem que o filósofo espanhol Ortega y Gasset escreve na frase de abertura.

Depois que usei a frase no podcast do Market Makers #179, muitos me questionaram se é possível mudar as circunstâncias, ambiente geográfico e cultural onde vivemos. Minha resposta é sim, mas com limitações.

Ortega y Gasset, em vários dos seus livros, dá alguns exemplos de como isto acontece. Vou usá-los para minha convivência comigo e minhas circunstâncias.

– NEGAÇÃO DA REALIDADE

O primeiro passo para mudar algo é aceitar a realidade (circunstância). Um bom (ou péssimo) exemplo é Dom Quixote, que lutava contra moinhos de vento, pensando ser dragões. Eu cometi alguns erros na minha carreira, por não entender o limite do meu poder em fazer mudanças em um negócio. A realidade que eu imaginava, ou tinha visto em outras empresas, ou países, estava muito longe do momento.

– MUDANÇAS

A única certeza é a mudança, só varia a velocidade. A maioria das pessoas tem medo (em diversos níveis) da mudança, de sair da zona de conforto. Como tive a sorte de ser jogado na água muito cedo, criei uma imunidade à zona de conforto. Talvez por isso, batizei meu primeiro negócio de SHIVA, o deus hindu da destruição. Ele prega destruir todo no final do ano, para começar no dia seguinte.

– INDIVÍDUO ou MASSA

A necessidade de segurança, de estabilidade, de previsibilidade leva muitos a abrir mão da liberdade. É mais fácil fazer parte da massa, da manada. Este é o gancho que os demagogos de direita e esquerda usam. Após namorar os dois extremos, já faz muito tempo que não negocio minha liberdade de pensamento, de expressão e de ação. Isto significa levar pauladas dos dois lados.

– FILOSOFIA

Filósofos são os que mais questionam as circunstâncias. Giordano Bruno, queimado pela igreja Católica, e Espinosa, expulso do Judaísmo, são dois que viveram antes do seu tempo. Plantaram as sementes de mudanças que vieram muito depois. Eu sempre questionei verdades, embora isto tenha me custado caro.

Após aprender as lições dos Estoicos, tento fazer um equilíbrio entre as coisas que não posso mudar, mas posso tentar interpretá-las, para responder de uma forma racional. Por isso sou liberal.

Como você faz o equilíbrio entre você e suas circunstâncias?

Fonte: “Meditaciones de Quijote” José Ortega y Gasset.

#ismarbecker #motivação #carreira #oportunidades #empreendedorismo #Estoicos

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest