PLANEJANDO A SUCESSÃO NO BOTECO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Uma das peculiaridades da empresa familiar é o turno contínuo. Qualquer hora do dia ou dia da semana, pode acontecer uma discussão importante. Quer ver um exemplo?

Na semana passada, escrevi (https://www.linkedin.com/posts/ismar-becker-mentor-consultoria-conselheiro-ceramica-harvard-insead-gestao-mercadointernacional_ismarbecker-motivacao-oportunidades-activity-7313153577391206400-qx2y?utm_source=share&utm_medium=member_desktop&rcm=ACoAAARo_foBpfX5GE_-09VncWDfJ_1OyK0NtBc) sobre o funcionograma, como as decisões são realmente tomadas em uma empresa familiar. No sábado passado, assisti um exemplo prático da discussão da sucessão de uma empresa familiar, em um restaurante, na mesa ao lado da minha. Mesmo que não quisesse escutar, no caso eu queria, não teria como deixar de acompanhar a negociação do filho com os pais.

Pelo carro que veio, pela indumentária que trajavam, pelo vinho que degustaram e pelas conversas preliminares, foi fácil deduzir que se tratava de uma empresa de um bom porte.

Passados os entretantos, como dizia o Odorico Paraguaçu, o filho passou para os finalmente: vender seu peixe para assumir a gestão da empresa. Em poucos minutos, desqualifica todos os outros possíveis candidatos (irmãos e cunhados). Depois, passou a descartar suas qualidades únicas. Óbvio que não posso opinar sobre suas avaliações, mas elas me pareceram um tanto quanto tendenciosas. O pai pareceu morder a isca. A mãe colocou uma série de aspectos sentimentais, do tipo: mas o que eles vão fazer, se saírem da empresa?

Fui embora antes de terminar a reunião do funcionograma do Conselho de Família, convencido de que a sucessão é um assunto que exige um processo formal, quase que invariavelmente, como um auxílio externo. É muito difícil para pai e mãe tirarem este chapéu, e colocar o de sócio ou gestor.

Você já presenciou uma negociação assim?

#ismarbecker #motivação #oportunidades #desafios #sucessão #perenidade

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest