PESSOAS SÃO INADMINISTRÁVEIS

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Você administra sua casa? Sua esposa/seu marido? Seus subordinados? Para os que conseguem, não é necessário ler este post. Para os normais, vamos tentar aprender algo sobre o assunto?

Passei cinco anos tentando administrar a Leipold Internacional na Alemanha. Comprei a massa falida da empresa familiar de quase 100 anos para absorver tecnologia. O plano era fazer esse e cair fora, afinal, fazia uns 20 anos que a empresa estava em decadência. Mudei de ideia quando geramos lucro logo nos primeiros meses. Terceirizei a produção porque não consegui administrar profissionais que viviam no passado (sempre fizemos assim!).

Minha estratégia foi tentar pajear os mais rebeldes, na ilusão de conseguir transformar os outros em aliados. Foi um verdadeiro trabalho de Sísifo, que foi condenado pelos deuses a rolar uma enorme pedra para o topo da montanha, só para vê-la rolar abaixo e ter que começar o trabalho novamente. Passei a “administrar” tentando mitigar, sem sucesso, hábitos quase pavlovianos.

Levei muito tempo para aprender que errei tentando administrar os sentimentos, hábitos das pessoas, tratando-as como crianças. Deveria ter adotado um papel de coach perguntando se as pessoas tinham:

– Entendido a situação, problema ou oportunidade.

– Precisavam de ajuda.

– Estavam dispostos a fazer o que era necessário.

– Estávamos alinhados sobre o que fazer.

Isso poderia nos levar a um acordo, que daria muito mais resultado do que minhas tentativas de administrar as pessoas.

Será que podemos administrar a geração Z? Devemos tentar chegar a acordos?

Fonte: “100 Maneiras de motivar pessoas – Steve Chandler e Scott Richardson

#ismarbecker #motivacao #carreira #oportunidades #liderança #empreendedorismo

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest