Você já esteve em uma situação em que parece que o esforço que faz não traz resultados? Como reagiu?
Um amigo, que sabe que estou passando por uma situação difícil, sobre a qual tenho pouco controle, me contou a história do balde furado. Quer conhecer a história?
A história é de Gael, que era admirado por todos os seus conhecidos por enfrentar todos os desafios. Apesar de ser admirado e até invejado por muitos, sentia um grande vazio dentro de si. Faltava algo em sua vida. Alguém sugeriu que fosse conversar com um velhinho que vivia sozinho no meio de um bosque.
Foi visitá-lo e disse que, apesar de tudo o que havia conquistado, não se sentia realizado. “Preciso de sua ajuda para encontrar a felicidade. O que tenho que fazer para ser feliz?”, perguntou.
O ancião disse que poderia ajudá-lo, mas que ele precisaria, todos os dias na próxima semana, buscar água em um rio, que estava a mais de um quilômetro, e trazer para sua cabana. O problema era que o balde estava com alguns furos, e uma grande parte da água ficaria no caminho.
Depois de uma semana fazendo o exercício aparentemente inútil, Gael foi falar com o ancião. Disse que cumpriu a tarefa, mas não havia entendido o objetivo.
O ancião o levou para fora da cabana em que vivia e caminhou até o rio. No trajeto, que antes não havia vegetação, agora estava coberto de mudas de grama verde. A água que vazava do balde molhou a terra e fez a grama crescer.
Por que, muitas vezes, não enxergamos as plantas que regamos no caminho?
#ismarbecker #motivacao #desafios #superacao #inspiracao #Estoicos #felicidade



