PARASITAS MENTAIS DESTROEM A SOCIEDADE
O progressismo esquerdista tem um forte apelo emocional, mas uma base racional fraca. Prometem igualdade, mas tiram a liberdade. Quer saber por que agem como parasitas?
Vírus entram no corpo sem percebermos, sem resistência. A partir daí se multiplicam rapidamente, baixando nossa imunidade e permitindo a entrada de outros vírus. Sofrem constantes mutações que dificultam combatê-los.
O chileno Axel Kaiser, grande amigo de Javier Milei, escreveu diversos livros mostrando as consequências das ideias socialistas, igualitárias, progressistas e outras mutações da utopia igualitária. Como parasitas mentais, estas crenças são facilmente aceitas, por venderem um futuro cor de rosa, mas que acabam minando a racionalidade, responsabilidade e a liberdade dos indivíduos da sociedade. São descontos hiperbólicos: gastar agora, sem se preocupar como pagar. Vamos ver cinco destes vírus:
- COMPLEXADOS: a incapacidade cognitiva ou motivacional de crescer gera a necessidade de nivelar por baixo. Todos que são bem-sucedidos devem ser destruídos, já que só chegaram onde estão por tirar dos outros.
- VITIMISMO: sua pobreza intelectual e financeira os torna vítimas sociais, que justifica as chantagens morais e de poder contra os bem-sucedidos. Em casos extremos, como em todos os experimentos desde a revolução russa, tem que ser eliminados fisicamente.
- ENGENHEIROS SOCIAIS: a sociedade injusta tem que ser destruída, para construir o paraíso igualitário do “de cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades”, segundo um alemão que viveu da capacidade da família, da esposa e do sócio intelectual. Na Argentina, o conceito foi adaptado para “Donde hay una necedidad, nace un derecho”. Em terras tupiniquins, “Gasto é Vida”.
- POPULISTAS e BUROCRATAS: para distribuir estes “derechos” e gastos, uma casta de burocratas e políticos populistas se apropria do orçamento estatal, não sem cobrar o que consideram uma justa parcela. Afinal, seu brilhantismo tem que ser remunerado. Triplex na praia e sítio em São Paulo são pequenas recompensas.
Para que os beneficiários não evoluam, tornando-se ameaças, os benefícios somente devem mantê-los vivos. Não podem permitir que saiam da dependência populistas. Um pequeno aumento na Bolsa Família aqui, um botijão de gás ali, um pé-de-meia acolá.
- MERITOPLANISTAS: o mérito é contrário à igualdade, por isso deve ser eliminado. A última mutação deste vírus é o pós-modernismo. Temos que apagar toda a cultura construída até hoje, para começar um mundo melhor.
Segundo Kaiser “A difusão dessas ideias é sintoma de uma profunda decadência cultural e racional. Precisamos urgentemente de um ressurgimento do espírito crítico, da filosofia liberal clássica e da defesa da verdade objetiva”.
Qual destes vírus, ou outros, você identifica no Brasil?
Fonte: Parásitos Mentales: Como infecciones ideológicas destruyen vidas y naciones, Axel Kaiser.
#ismarbecker #Liberalismo #Socialismo #Liberdade #economia



