O REI ESTÁ NU

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Líderes com um grau de narcisismo exacerbado criam uma barreira quase intransponível para más notícias. Quer saber o estrago que traz para o rei e, mais ainda, para o reino?

AS ROUPAS NOVAS DO IMPERADOR

Nesta fábula de Andersen, dois charlatões convencem o rei de que podem fazer uma roupa com um tecido mágico, que os incompetentes não veem. Mostram o milagroso tecido ao rei, que não vê tecido nenhum, mas, para não parecer tolo, diz ter adorado.  Encomenda uma roupa nova, que custou uma fortuna. Os assessores, para não contrariar o soberano, batem palmas. Quando recebeu a encomenda, o rei veste a roupa e sai pelas ruas pelado. Ninguém tem coragem de dizer para ele, até que uma criança grita: o rei está nu!

Trazendo a fábula para cá, os mais próximos ao rei não têm coragem de dizer que o seu reinado está fazendo água. Imagina falar isto para alguém que diz que é mais popular do que Jesus. Uma combinação de:

– Popularidade em queda, especialmente entre os mais pobres do Nordeste.

– Inflação em alta.

– Disputa de poder com o legislativo e o judiciário.

– Campanha de 2026 antecipada.

Fez alguns meninos grandes gritarem: o rei Luiz IX Grande está nu. Dois deles:

“Ninguém vai embarcar num navio que vai naufragar, sabendo que vai naufragar. Este governo está com fama de taxador, de arrecadador. Uma sanha arrecadatória, sem limite de despesa”, Artur Lira, então presidente da Câmara, que quer um ministério forte.

“Um ministro da Fazenda sem autoridade é um péssimo indicativo para o País”. “Se a eleição fosse hoje, o presidente não seria reeleito, e não vejo nenhuma articulação para reverter o cenário. Os partidos de centro estão criando uma alternativa para 2026”, Gilberto Kassab, líder máximo do PSD, com um pé no Planalto e outro no governo de São Paulo.

Duas raposas só falam de forma tão direta quando sentiram cheiro de sangue.

Uma pesquisa da Genial/Quaest da semana passada, mostrou uma foto do rei nu. Em menos de um mês, a popularidade caiu 5 pontos, mais baixa do que a aprovação, com viés de queda. Pior é que a queda maior foi no curral eleitoral do Nordeste, onde desabou 10%.

O Banco Central, com o novo presidente, mais a maioria dos membros do Copom, indicados pelo governo, aumentou os juros em 1 ponto percentual, além de avisar que vem pelo menos mais um, na próxima reunião.

A ata da reunião deixa claro que para a inflação cair será necessária uma “desaceleração mais acentuada nos preços”. A tradução: RECESSÃO, que deve começar no segundo semestre de 2025, e piorar em 2026, ano da eleição.

Na opinião do rei nu, esta má imagem é culpa da desinformação da direita nas mídias sociais e da má comunicação dos excelentes trabalhos do governo. A solução encontrada foi nomear um marqueteiro de campanha, para o equivalente ao Ministério do Reich para a Ilustração Pública e Propaganda, comandado por Joseph Goebbels, que vai esclarecer o povo.

Quando o rei Luiz IX vai entender que está nu?

#ismarbecker #política #economia

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest