O QUE GANHO NO LINKEDIN?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Comecei a postar diariamente no LinkedIn em abril de 2021. Quer saber o que ganhei quase mil posts depois?

 

Meu saudoso pai era um grande contador de histórias e piadista. Encantava pessoas com seus “causos” reais ou imaginários. Quando viajávamos para feiras, visitando fornecedores ou concorrentes, ela adorava exercitar esta habilidade. Meu papel era traduzir as piadas, coisa muito difícil. Jogos de palavras às vezes não provocam a mesma reação, em outra língua. Por isto, vou resumir em alemão meu balanço aqui no LinkedIn: “Jede Menge Ehrfarung gesamelt aber nichts verdient” – Acumulei muita experiência, mas não ganhei nada!

 

Parte desta frase é real, outra imaginária como os “causos” do meu pai.

 

Antes de mergulhar de cabeça no LinkedIn, fiz uma mentoria com o Ricardo Dalbosco que me desafiou a escrever um post por dia. Não tive sucesso argumentando que não tinha tempo, muito menos assunto, para escrever diariamente. Ele disse ser simples. Bastava ter uma grade de temas para cada dia da semana, manter a mente aberta para assuntos relacionados aos temas e começar a escrever.

 

O choque de pular na água fria e dar as primeiras braçadas não foi fácil. Com o tempo, fui me acostumando ao novo ambiente, subindo uma pirâmide com cinco estágios.

 

  1. VISIBILIDADE: você precisa ser visto para ser lembrado. Por isto, escrever todo dia. Importante: os finais de semana são importantíssimos. O pessoal tem mais tempo para seus posts.
  2. RESPEITO: a frequência das postagens atrai pessoas que se identificam com seus posicionamentos e os que têm opiniões contrárias. Estes últimos são importantes, pois geram maior visibilidade. Somente tome cuidado para não entrar nas provocações. Alguns têm déficit cognitivo partindo para agressões.
  3. ADMIRAÇÃO: com o tempo, frequência e coerência, alguns começam a te respeitar, apoiar, compartilhar posts, aumentando o respeito.
  4. REPUTAÇÃO: alguns acertos, e também erros, provocam uma credibilidade no que você escreve. Não vacile em assumir os erros que seguramente cometerá. Isto aumenta a admiração e a reputação. Dica: escrever sobre erros que cometeu gera engajamento.
  5. AUTORIDADE MORAL: é quando você é uma referência em algum assunto. É citado em outros posts, e até reconhecido nas ruas. Ainda não cheguei lá, mas contínuo na jornada.

 

VALE A PENA? A resposta é sim. Para resumir, vou emprestar uma frase do Conrado Schlochauer: “o aprendizado proporciona uma relação de causa e efeito de mão dupla com a motivação. Aprendemos porque nos sentimos motivados e, com isto, queremos aprender mais, em um ciclo sem fim”. Estou aprendendo muito mais do que ensinando. Muito obrigado por me motivar a escrever diariamente.

 

Por que você escreve no LinkedIn?

 

Fonte: “Do Invisível ao Inesquecível – Como construir uma marca pessoal, ser admirado pelo mercado e transformar sua carreira” – Ricardo Dalbosco; “Lifelong Learners – O Poder do Aprendizado Contínuo” – Conrado Schlochauer.

 

#ismarbecker #motivacao #carreira #oportunidades

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest