O MUNDO CADA VEZ PIOR

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Esta é a mentira que os progressistas espalham por todos os cantos. Quer conhecer números verdadeiros que comprovam o contrário?

Uma combinação de hipossuficiência cognitiva da matemática, manipulação das estatísticas e pura má-fé leva os progressistas a dizer que o mundo está ficando cada vez pior. Steven Pinker, em dois livros, provou com números, que isso é mentira. Vamos aos fatos.

O QUE É PROGRESSO?

É uma combinação de fatores que levam ao florescimento humano: vida, saúde, sobrevivência, prosperidade, paz, segurança, educação, diversão, felicidade.

TIVEMOS PROGRESSO?

Em todos os fatores, o Iluminismo (uso da razão), que é um dos fundamentos do Capitalismo, promoveu uma verdadeira revolução. Muitos não acreditam nisto por cinco motivos principais:

  1. Notícia boa não atrai. O cachorro morder um homem é normal. O homem morder o cachorro, atrai a atenção. A mídia precisa divulgar notícia ruim.
  2. Lembramos mais, por mais tempo, dos eventos negativos.
  3. Evolução é lenta, composta por pequenos avanços que se compõe.
  4. Evolução não é linear, tem avanços e recuos. Os progressistas falam em crises cíclicas do Capitalismo. Esquecem de que, onde conseguiram implantar suas utopias, a crise era permanente.
  5. Manipulação ideológica. Temos que acabar com tudo, para uma sociedade mais justa e igualitária.

ESTATÍSTICAS DO PROGRESSO

– Expectativa de vida: em 1780, 30 anos. Hoje, acima de 70 globalmente, e 80 nos países desenvolvidos.

– Mortalidade infantil: em 1800, mais de 30% das crianças morriam antes dos 5 anos. Hoje, menos de 4%.

– Pobreza: em 1800, 90% da população vivia com menos de 1,90 dólar por dia. Hoje, menos de 8%.

– Eletricidade: em 1870 não havia. Hoje, 85% da população tem.

– Educação: em 1800, uns 12% da população era alfabetizada. Hoje, passa de 86%.

TEMOS UM MODELO IDEAL?

Desde que descemos das árvores e depois das cavernas, buscamos uma vida melhor para nós, nossas famílias, nosso grupo. Em 99% do tempo, o Homo sapiens sobreviveu. Faz uns 250 anos que começou a progredir.

A história e a estatística seria nos ensina que sistemas políticos econômicos livres promovem mais e melhor o florescimento do ser humano. Isto explica por que os progressistas perdem cada vez mais popularidade. Quem não tem mais fome, quer algo mais além da comida.

Você acredita que os progressistas tupiniquins entendem esta lógica?

Fonte: “O Novo Iluminismo – Em Defesa da Razão. Ciência e do humanismo”. “The Shape of the Progress for the 21st Century” – Steven Pinker – Roots of Progress Institute.

#ismarbecker #motivação #oportunidades #meritocracia #Liberalismo #política

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest