O BRASIL VAI GRITAR SEIS?

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Trump está jogando truco com o Brasil, segundo a Aiatolá de Garanhuns. Na quarta-feira (30/07), Trump jogou o Zap na mesa. E agora, Luiz Inácio, vai gritar seis?

Desde que Trump anunciou tarifas de 50% sobre as importações do Brasil, a política (eleições 2026) dominou as ações. O Goebbels do Planalto não perdeu uma oportunidade de transformar cada movimento em uma forma para alavancar a popularidade do presidente. Enquanto isto, as empresas estão absorvendo prejuízos, empregados estão em férias antecipadas, contêineres parados, embarques suspensos. As demissões começarão em breve.

Só para esclarecer o Xandão, o ladrão do título não é um qualificativo do Aiatolá, embora merecido. É o que ele deveria gritar se tivesse carta. Como não tem, vamos ver o que vai acontecer daqui para frente.

O resumo das estratégias (ou falta dela) do Brasil até agora pode ser resumido em: fizemos pouco, tardiamente. O resumo do que acontecerá é vai piorar antes de melhorar.

O decreto de aplicação da tarifa dos 50% para importações veio com exceções, que interessam aos eleitores do Trump: aviões (Embraer), suco de laranja, aço, minerais críticos, produtos de madeira, energia. Se nada mudar, móveis, carne, pescados, mel e café, entre outros produtos, pagarão os 50%. Foi menos ruim do que poderia ser, mas afetará setores que têm pouco peso econômico e político para reverter a situação.

Segundo Trump, a justificativa é “lidar com as políticas, práticas e ações recentes do governo brasileiro que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”. Tradução para português político: vou espremer mais até você parar de me provocar com o BRICS, com alternativas para o dólar, e vier aqui no Salão Oval para eu te humilhar, como fiz com o Zelensky e o Ramaphosa.

Após jogar o Zap, quebrou as regras, jogando um três, para obrigar o outro lado a jogar alguma manilha, caso tenha.

O três é de um baralho russo e se chama Magnitsky, advogado russo que denunciou corrupção na ditadura de Puti, amigo do Luiz Inácio. Ele foi preso, torturado e assassinado. O três foi colado na testa do ministro Alexandre de Moraes, que vive processando as Big Techs.

Em uma decisão monocrático, o ministro não pode fazer nenhuma transação financeira com cidadãos ou empresas americanas. Entre estas empresas estão os cartões de crédito (Visa, MasterCard, American Express), mesmo que operados por bancos brasileiros. E agora, Luiz Inácio?

Após jogar o Zap, um Três, o Trump deu um sinal para o parceiro que tem um Sete de Copas. É a lei CAATSA, Lei para Conter os Adversários dos EUA por meio de sanções, mais conhecida por sanções secundárias. Ela pode ser aplicada a qualquer momento contra quem compra da Rússia, sendo o maior fornecedor de fertilizantes para nosso agro, aqueles nazistas, segundo o Luiz Inácio, que geram o superavit comercial do Brasil.

E agora, Luiz Inácio, que carta você vai jogar?

#ismarbecker #comex #EUA #economia

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest