As empresas familiares têm todos os problemas das outras, e mais uma família. Quer saber por que isto está ficando cada vez mais complexo?
John Davis é um dos mais conceituados especialistas em gestão de empresas familiares do mundo. É o coautor do modelo dos Três Círculos (propriedade, família, gestão), considerado essencial para entender os diferentes, e conflitantes, interesses dos diversos players no negócio. Tive o prazer de ter sido seu aluno nas nove semanas de OPM, na Harvard Business School.
Semana passada, tropecei em um podcast onde ele faz uma atualização dos desafios na gestão da empresa familiar. A tese central é que os desafios continuam os mesmos, mas a rapidez e o impacto das mudanças são muito maiores. Isto, somado com o distanciamento entre as gerações, exige ajustes em alguns pontos. Nas próximas semanas, vou comentar os principais desafios, tentando fazer um link com minha experiência como executivo, dono e fornecedor de empresas familiares.
Vamos começar com as características da NOVA ERA DE TURBULÊNCIA.
- Mundo mais CONECTADO: o que acontece do outro lado do planeta pode afetar até um pequeno negócio no interior do Brasil.
- Pessoas mais TRANSPARENTES e com mais opções: nunca tivemos uma proteção a mudar de emprego, de cidade, ou até de país, tão grande.
- VELOCIDADE da vida, trabalho, decisões: o tempo de reação tem que ser decrescente. Isto pode ser um problema nas empresas familiares, que querem avaliar todos os impactos das mudanças.
- Sociedades, organizações e famílias mais DIFERENCIADAS: passamos do preto e branco para o arco-íris, literal e metaforicamente falando.
- FUTURO cada vez mais IMPREVISÍVEL, que dispensa comentários.
Você já sentiu estes impactos na sua empresa ou na qual trabalha?
Fonte: “Current Family Business Challenges: Q&A with Professor John Davis” – MIT Sloan Executive Education.
#ismarbecker #motivação #desafios #oportunidades #carreira #empreendedorismo #familia



