MUNDO À DERIVA – O PILOTO SUMIU

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O mundo dominado pelos EUA era ruim. Como será o mundo sem o domínio dos EUA?

A influência global da China está aumentando. Os EUA não dominam o mundo como fizeram desde o fim da Guerra Fria. O inusitado neste cenário é que os EUA decidiram abrir mão deste domínio. Isto nunca aconteceu na história. Como será a nova ordem global?

MUDANÇA DE JOGO

Churchill dizia que os EUA sempre faziam a coisa certa, mas sem antes testar todas as alternativas erradas. Isto garantiu aos americanos, mesmo aqueles que não gostam dos EUA, um fator diferencial: credibilidade. Trump acabou com isto. Desde que assumiu o segundo mandato, com exceção da Argentina e El Salvador, ele criou atritos com aliados e inimigos.

Até agora, somente a China, com a ameaça de limitar a exportação de terras raras, foi a única que conseguiu empatar o jogo, mesmo que pagando um preço alto. O Brasil, após uma euforia infantil, não conseguiu mudar nada. Continuamos não podendo exportar muitos produtos para lá.

Os amigos (sic!) europeus, canadenses e japoneses já perceberam que terão que assumir a conta do desenvolvimento tecnológico e da defesa. A nova ordem acabou com o poder de lei. Passa a valer a lei da selva, onde os poderosos mandam, e os fracos sofrem.

NOVA ORDEM GLOBAL

Fomos jogados para fora de uma canoa, sem ter outra canoa para subir. Gramsci, um dos mais perigosos vendedores de terrenos na Lua, descreveu bem esta realidade com a frase:

“O velho morre e o novo não pode nascer; neste interregno surgem os mais variados fenômenos mórbidos.”

Os EUA decidiram abdicar do papel de policial, financiador e moralizador mundial, mas não temos nenhum candidato a sucedê-lo. Claro que ele não é a única menina no baile para dançar, mas quem é a outra?

A China, que é uma ditadura criminosa, onde não existe lei, onde a economia é controlada por um partido corruPTo, onde opositores são presos ou mortos, onde o modelo econômico esgotou, onde as famílias não querem ter mais filhos?

Qual o cenário que você projeta?

Fonte: “State of the World 2025” – Gzero World – Ian Bremmer in Tokyo.

#ismarbecker #economia #política #geoeconomia #geopolitica #Guerra #EUA #China

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest