MOTIVAÇÃO NÃO GERA AUTODISCIPLINA

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Disciplina é superar a resistência, tomar atitudes para quebrar a inércia, criar padrões, agir pela razão, não pela emoção. Como desenvolver a autodisciplina?

 

Já me perguntaram muitas vezes como consigo fazer um post diário no LinkedIn, paralelamente às outras atividades. Confesso que eu também não acreditava que conseguiria, mas com autodisciplina é possível. Emprestei alguns conceitos de Andrew Huberman, que sigo para organizar minha agenda:

 

  1. ESFORÇO E DESCONFORTO

 

Vencer a inércia é a maior dificuldade para qualquer atividade, especialmente as que trazem algum desconforto. Levantar-se da cama é a primeira do dia. Acordo antes das 5 horas para ir à academia por pelo menos uma hora. Como não tenho paciência para ficar uma hora sem fazer nada (sic!), combino com ouvir podcasts, em uma das cinco línguas que uso. Assim, mato três coelhos com uma cajadada: exercício físico, temas para posts, exercício de idiomas.

 

  1. ESTRATÉGIAS/ PRÁTICAS

 

Antes de dormir, ou imediatamente ao levantar, escrevo/reviso a agenda do dia. Não começo no automático, seguindo a ordem de chegada das demandas. Se tiver um assunto difícil, chato, começo por ele.

 

  1. AGENDA/GESTÃO TEMPO

 

Bloqueio algum tempo para não ser interrompido. Foco é tudo. À medida que outras prioridades e/ou pendências vão aparecendo, incluo em um MindMap, que se consolida uma vez ao dia.

 

  1. MOTIVAÇÃO E PROPÓSITO

 

Quando sabemos por que estamos fazendo algo, a tarefa fica mais fácil. Óbvio que temos assuntos chatos, entediantes, que temos que fazer. Reservo um horário para eles, geralmente no final do dia, quando estou com baixa energia.

 

  1. OBJETIVOS SMART

 

Seguramente você fez uma lista de resoluções do Ano Novo. Quase certo, também, que nem chegou a avaliar a lista que fez no ano passado. Tento aumentar a taxa de sucesso das minhas listas seguindo o método SMART do Peter Drucker, estabelecendo metas que sejam:

 

– S (Specific): o que fazer?

– M (Mensuráveis): como avaliar?

– A (Atingível): tenho recursos, competências, tempo?

– R (Relevante): o esforço aplicado vale a pena? Se não fizer, o que vai acontecer?

– T (Time based): terei tempo para fazer? É necessário fazer agora?

 

Você está sendo SMART (inteligente) e DISCIPLINADO nas suas ações, no trabalho, na sociedade, na família, na cultura, na saúde física e mental?

 

Fonte: “Science Of Building Extreme Discipline” – Andrew Huberman.

 

#ismarbecker #motivação #disciplina #oportunidades #carreira #Drucker

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest