MORTE E IMPOSTOS SÃO INEVITÁVEIS

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Nossa vida é uma sucessão de desafios que não controlamos. Podemos, contudo, como ensinam os estoicos, controlar nossas reações a estes desafios. Por que não transformar alguns desafios em oportunidades?

No último sábado, participei da Bauerfest, encontro anual na família da minha avó materna. Como coordenador da festa deste ano, cheguei na sexta-feira em Itaiópolis, no Norte de Santa Catarina, para checar os últimos detalhes. Estando tudo bem encaminhado, resolvi me dar um tempo e passear no distrito de Alto Paraguaçu, famoso por suas raízes polonesas e ucranianas.

Aproveitei para refletir pelos grandes desafios que estou enfrentando nos últimos meses e tirar algumas lições. Afinal, sempre dá para fazer uma limonada de um limão. Os ingredientes da limonada são:

  1. Perdoar é poder: perdoar não é um ato altruísta. É profundamente egoísta, faz muito mais bem para quem perdoa do que eventualmente para o perdoado. Esta máxima é ainda mais importante quando perdoamos a nós mesmos. Fui egoísta e me perdoei pelas coisas que não consegui fazer.

    2. Crescimento pessoal: após me perdoar, avaliei as razões dos erros, o que posso aprender com eles, para não os repetir. Lembrei de uma frase de Nietzsche: “O que não me mata, me fortalece”.

    3. Apreciar pequenas coisas: a vida não é feita de grandes eventos ou conquistas. Passar uma tarde apreciando a arquitetura de Alto Paraguaçu, as pinturas da igreja de São Nicolau, conversando com o guia do Museu da História Regional, de um primo, com os primos da Piorgarnia, que servem um excelente pierogi (pastel polonês).

  2. Fortalecer relações: no sábado, reencontrei parentes que não via há tempos, conheci novos. Lembramos de “causos” do passado, trocamos ideias sobre o presente e o futuro, e da velocidade com que a vida passa.
  3. Criar e controlar objetivos de evolução: no domingo pela manhã, quando escrevi estas reflexões, me perdoei por não aproveitar mais as pequenas coisas, e defini que isto é um objetivo importante para minha evolução.

Já que a morte e os impostos são inevitáveis, quais são alguns dos desafios que você pode vencer?

#ismarbecker #motivacao #oportunidades #desafios #superacao #família

 

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest