A morte física é inevitável, mas podemos aproveitar a vida até lá, deixando um legado, que viverá bem mais do que nós. Quer conhecer a história de alguém que fez isso?
Na sexta-feira (01/11), foi difícil encontrar palavras para me despedir de um grande amigo e mentor, meu padrinho Horst Maul. Somente consegui dizer que a maioria passa por aqui sem deixar rastros, alguns deixam pegadas, e poucos deixam as impressões digitais. Meu padrinho foi um dos que deixaram as impressões digitais de todos os dedos.
Ele faleceu com quase 95 anos. Faz um mês que estávamos juntos, “bebemorando” o dia da unificação alemã. Não tenho espaço nem para resumir o currículo dele. Um fato resume bem. Ele trabalhou 77 anos (sim, 77) na mesma empresa, sendo que mais da metade como CEO. Detalhe: não era sócio. Uma das minhas tarefas mais difíceis foi convencê-lo a sair, quase um ano atrás.
Se tivesse que resumir o perfil do padrinho em duas palavras seria: EQUILÍBRIO E RESIDÊNCIA. Vou sugerir ao Nassim Taleb para cunhar um termo superlativo de ANTIFRÁGIL, porque o padrinho levantava sempre mais forte dos tombos que levava.
Empresto algumas lições do filósofo Cícero, no livro SABER ENVELHECER, que resume a filosofia praticada por meu padrinho:
- ACEITAR O ENVELHECIMENTO
Envelhecer é parte do ciclo da natureza, nascemos, crescemos, envelhecemos, morremos, mais cedo ou mais tarde.
- LIFELONG LEARNING
A mente não envelhece, necessariamente, como o corpo. Podemos exercitar a mente por bem mais tempo do que o corpo. A inteligência fluida, que temos na juventude, pode ser substituída pela inteligência cristalizada, que nos dá uma vantagem no uso da Inteligência Artificial.
- VIDA DISCIPLINADA
Manter uma rotina e viver com moderação aumenta a produtividade. Fazemos mais, ao mesmo tempo que os outros.
- MANTER CONEXÕES SOCIAIS E COMPARTILHAR CONHECIMENTO
Na foto deste post, tivemos uma divertida troca de histórias da colonização alemã da nossa região. Temos muito a aprender com a história de quem fugiu do seu país de origem para recomeçar a vida em um lugar desconhecido. Foi um MST que deu certo.
- A VIDA NÃO É DESTINO, É TRAJETO
Embora meu padrinho fosse um “workalover” (um estágio mais avançado de workaholic), sabia aproveitar a viagem. Nos nossos encontros sócio-gastro-etílicos, não necessariamente nesta ordem, no CDI (Clube de Dirigentes Industriais), do qual ele foi um dos fundadores, o tempo voava, mas não passava.
- ACEITAR A MORTE
Como Estoico, Sêneca seguia a máxima de não se preocupar com o que não podia controlar. Como já disse Eduardo Giannetti: “A vida é um período finito, com data indefinida para terminar”.
Obrigado, padrinho, por me ensinar, na prática, uma frase de Cícero:
“A velhice, especialmente se cultivada com sabedoria e virtude, traz uma liberdade e uma paz de espírito que a juventude, em sua pressa, não consegue alcançar”.
Como você está envelhecendo?
Fonte: “Saber Envelhecer” – Marco Túlio Cícero.
#ismarbecker #motivacao #oportunidades #carreira



