LÓGICA DO FRACASSO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A maioria dos fracassos não surge da ignorância, mas de uma multiplicidade de metas inconciliáveis. Por que este é um dos principais problemas nas empresas? Como a serendipidade e a politelia podem ajudar neste problema?

Nossa empresa (Beckter Transfers) é uma B2B, fornecedora de decalcomanias termo reagentes para decorar porcelana e vidro. Temos que ajustar nosso produto ao tipo de corpo cerâmico (porcelana ou não porcelana), temperatura e ciclo de queima, segmento de mercado dos clientes. Por causa disto, interagimos com as áreas de design, produção, marketing, vendas, suprimentos, com mentalidades distintas, quando não conflitantes.

Após duas semanas visitando clientes em SC, PR, SP e MG, resolvi sintetizar os desafios que enfrentamos para acomodar as prioridades, às vezes utópicas, de cada uma destas áreas.
Estava meio sem inspiração até ler algumas páginas de “Führen, Leisten, Leben” (liderar, realizar, viver, em tradução livre), quando fui surpreendido pelo efeito da SERENDIPIDADE (encontrar uma resposta por acaso, onde menos esperava). Já escrevi sobre isto. Recomendo fortemente aprofundar e aproveitar as oportunidades.

A porta que a serendipidade abriu me levou a outro livro (fonte abaixo) onde aprendi o conceito de POLITELIA (excesso de projetos perseguidos simultaneamente e, muitas vezes, conflitantes). A partir daí, caí na teoria cibernética, que defende que não podemos controlar uma organização somente com o pensamento racional, porque são sistemas complexos, com interdependências difíceis de serem identificadas.

Após toda esta viagem pelo desconhecido, consegui entender um pouco melhor os conflitos de interesses nas empresas, que pode ser resumido em uma frase de um dos livros:

“A politelia é o retrato da vida real: toda decisão relevante implica renúncia. A sabedoria não está em eliminar conflitos, mas sim, em ordená-los.”

Qualquer semelhança com a gestão (ou falta) no governo da maioria dos países não é coincidência. Um dos melhores (ou piores) exemplos de politelia é nosso Dicionário dos Sonhos (Constituição Cidadã). Recheada de boas intenções, com um conflito central: desconexão dos ideais com a realidade.

Você já avaliou se o seu negócio ou empresa onde atua está sofrendo de politelia? Como mitigar o efeito desta realidade?

Fonte: “The Logic of Failure: Recognizing and Avoiding Error in Complex Situations” – Dietrich Dörner; “Leisten, Leben, Führen” – Fredmund Malik.

#ismarbecker #gestão #motivação #prioridade #foco #resultados

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest