Disciplina é seguir uma agenda rígida, controlando impulsos. Por que muitos acreditam que ser disciplinado tira nossa liberdade?
Na semana passada, fui para Balneário Camboriú para uma reunião de negócios. Óbvio que muitos não vão acreditar, mas era realmente negócio. Isto não significou que renunciasse a uma das minhas rotinas: exercício físico (caminhar/correr) e mental (ouvir podcasts pela manhã).
Aprendi que, com disciplina, aumento minha produtividade, liberando tempo para outras atividades, inclusive lazer ou imprevistos. Quer conhecer um roteiro bem simples, do Bryan Holiday, que sigo?
VIRTUDES
Os Estoicos nos ensinam que os fundamentos da VIRTUDE são: CORAGEM, EQUILÍBRIO, JUSTIÇA E SABEDORIA. Isto permite controlar nossas reações a eventos externos, sobre os quais não temos controle. Dois exemplos concretos:
– Levei quase 3 horas para percorrer os 80 km, antes de chegar a Balneário Camboriú. Óbvio que não gostei, mas aproveitei o tempo para escutar alguns posts. Um deles serviu de inspiração para este post.
– Exerci uma moderação (limitada) ao responder comentários de baixo nível intelectual aos meus três últimos posts.
- Moderação: todos os excessos são prejudiciais, quer seja trabalho, lazer, alimentação, mídias sociais, consumo.
- Persistência: minha esposa chama de teimosia. Já perdi a conta dos tombos que levei, mas sempre me levantei. Também não tive vergonha de admitir erros e derrotas, quando persistir seria, realmente, teimosia.
- Autodisciplina: sigo uma agenda diária, que começa com exercícios físicos das 5 às 6h30. Para aproveitar o tempo, mantenho um estoque de posts do YouTube e TED Talks. Onde encontraria assunto para fazer uma publicação por dia?
- Propósitos: sigo minhas palavras-chave: independência, paz, motivação, realização, prazer, superação, no que faço, falo e escrevo.
- Liberdade: os compromissos fixos da minha agenda não me aprisionam. Ao seguir uma agenda, crio tempo livre, que Domenico de Masi chamou de ÓCIO CRIATIVO.
Qual o modelo e disciplina que você segue?
Fonte: “Discipline is Destiny” – Brian Holiday; “Ócio Criativo” – Domenico de Masi.
#ismarbecker #motivacao #carreiras #habitos #disciplina



