LAVANDO ROUPA SUJA

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Autoavaliações regulares são fundamentais para nossa evolução. Avaliar os acertos e erros, é um ótimo caminho repetir os primeiros, e evitar os segundos. Quer acompanhar minha autoavaliação?

Tirei um dia sabático, em uma recente viagem ao interior de São Paulo, para conhecer pessoalmente o Jevandro Barros. Ele é literalmente um “one man show”, após ter tido uma incrível carreira executiva no exterior e no Brasil. Hoje ele ensina como migrar de executivo para empresário.

Alguns assuntos que conversamos em uma verdadeira lavação de roupa ao vivo:

CARREIRA: iniciei a carreira como executivo, mas em um ambiente empreendedor. Depois de quase 20 anos, para evitar um conflito pai/filho, e por prever dificuldades em um futuro relacionamento com irmãos, e a segunda geração dos outros sócios, decidi fazer um voo solo.

EXECUTIVO X EMPREENDEDOR

Tem mindset diferente. Nem todo empreendedor é um bom executivo. Menos executivos podem ser empreendedores. Isto não significa que um é melhor ou pior do que o outro. Muitos invejam a boa vida do empreendedor, mas a realidade é outra. Empreendedor faz trapézio sem rede, não tem horário e férias definidos, o pró-labore pode não vir, a taxa de mortalidade é alta.

DECISÕES

Dois diferenciais do empreendedor são:

– Tomar decisões com menor informação, o que significa um risco maior.

– Sair mais fácil da zona de conforto ou, em alguns casos, não ter zona de conforto.

Decidi mudar de país, literalmente, em 15 minutos. Comprei uma massa falida na Alemanha em 40 dias. Não tenho problemas em sair de negócios, ou mudar de opinião, quando a realidade muda.

DESTRUIÇÃO CRIATIVA

Para Schumpeter a destruição criativa é a busca dos empreendedores por soluções mais baratas, eficientes, inovadoras, que criem valor para o consumidor. Em uma economia de mercado, você nunca sabe quando, e de onde, podem vir concorrentes.

Talvez por entender isto, o nome do meu primeiro negócio é SHIVA, que é o deus hindu da destruição. Ele prega que devemos destruir tudo no final do dia, para começar melhor no dia seguinte. Em alguns casos eu acabei com negócios, em outros, o mercado, o dólar, ou concorrentes, se encarregaram de fazer.

LIFELONG LEARNER

O declínio da Inteligência Fluida (tomar decisões sem conhecimento prévio) é inevitável. Após os 30 anos, a curva só vai para o sul. Podemos substituir essa perda, com o desenvolvimento da Inteligência Cristalizada (conhecimento acumulado ao longo da vida). Como o cérebro é como um músculo, necessita de exercício recorrente, temos de reciclar conceitos.

Uma das ferramentas que uso para este exercício é escrever diariamente no LinkedIn, e quinzenalmente em dois jornais.

Quem tiver tempo e paciência, pode assistir à entrevista completa no link abaixo.

Você já lavou roupa suja em público? Como você desenvolve sua Inteligência Cristalizada?

Fonte: YouTube – “PAPO DE DONO com Mentor e Conselheiro Ismar Becker” – Jevandro de Barros.

#ismarbecker #motivação #oportunidades #empreendedorismo #desafios

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest