IGNORÂNCIA CONVICTA NA DEMOCRACIA

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Muitos brasileiros votam com uma superconfiança mal-informada ou por uma disputa moral. Por que isso provoca uma incapacidade coletiva de deliberar?

Desde que Aristóteles, há uns 2.400 anos, começou a falar sobre a democracia, existe uma condição básica para ela funcionar: os eleitores têm que saber o que está acontecendo para ter condições e liberdade de discutir os problemas da sociedade, e as possíveis soluções.

Uma grande parte dos brasileiros está mal-informada sobre o está acontecendo no país por reprovarem em uma prova de conhecimento sobre fatos básicos do país.  Apesar disto, eles participam das discussões sobre os problemas, principalmente através das redes sociais e, muito pior, votam sem ter condições para isto.

Antes que me apedrejem por promover o fim da democracia, um esclarecimento importante. As afirmações acima são baseadas em um teste aplicado em umas 10.000 pessoas, de todos os perfis, com quatro perguntas simples, sobre alguns fatos que haviam acontecido em 2023 no Brasil.

Eram perguntas de múltipla escolha. O entrevistado só tinha que escolher uma delas. As perguntas eram sobre a taxa de homicídios no Brasil, sobre o crescimento da economia, sobre o número de mortos na pandemia e sobre a taxa de desemprego. O resultado foi apavorador.

Só 0,82% dos entrevistados acertaram as quatro perguntas, 4% acertaram três, 16% acertaram duas, 37% acertaram uma e 42% nenhuma.

Resumindo: a maioria dos brasileiros não tem as condições mínimas para discutir os problemas da sociedade e, seguindo a lógica de Aristóteles, não tem condições de eleger um candidato.

Como não tem nada tão ruim que não possa piorar, dos 42% que não acertaram nenhuma pergunta, somente 6% acham que não acertaram. Esta disfuncionalidade tem um nome:

EFEITO DUNNING-KRUGER

Esta teoria explica que as pessoas menos competentes tendem a superestimar suas habilidades, enquanto as mais competentes tendem a subestimar as suas. Em uma eleição, significa que ignorantes, no puro sentido de não saber, sendo a maioria, segundo a pesquisa, vão eleger Presidente, Senadores, Deputados e Governadores.

Como vamos eleger nossos representantes no executivo e no legislativo, se a maioria da população não sabe o que acontece no Brasil?

Fontes: “Brasil no Espelho” – Felipe Nunes.

#ismarbecker #IgnoranciaConvicta #Democracia #VotoConsciente #DebatePublico

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest