GUERRA RUSSIA UCRANIANA 1002

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

O Brasil tem alguma razão para preocupar-se com um ataque da Rússia à Ucrânia? Se você acredita que não, é bom mudar de opinião. Quer saber porque uma guerra do outro lado do mundo poderá ter enormes impactos por aqui, embaralhando ainda mais o cenário das eleições?
O bater de asas no Brasil, pode causar um tufão no Japão. Com esta metáfora do chamado Efeito Borboleta, descrevemos a Teoria do Caos, na qual um evento inicial muito pequeno pode causar efeitos inesperados, com consequências inimagináveis no futuro. Este efeito pode ser mais catastrófico quando em vez de uma borboleta, um enorme urso resolve dar patadas no seu vizinho. O urso é a Rússia e o vizinho é a Ucrânia. Por falta de espaço não temos como listar as causas deste potencial conflito, mas sem defender um autocrata (Putin) temos que aceitar que as potências ocidentais (EUA e União, Europeia) erraram ao acreditar que o antigo instinto imperial Russo tinha acabado com a implosão da União Soviética. Francis Fukuyama errou feio ao escrever o livro O Fim da História em 1992. As maiores e possíveis consequências para o Brasil são:  
Imediatas                                                                   
– Explosão preços petróleo- Valorização Dólar (porto seguro em caso de crise)- Ruptura do fornecimento de fertilizantes pela Rússia, nosso maior fornecedor.
 Os dois primeiros aumentarão ainda mais a inflação, exigindo novos aumentos da taxa de juros, provocando quebra de empresas e aumento da dívida pública, em um ano de eleições. A terceira afeta a balança comercial e o suprimento mundial de alimentos.
Cenários possíveis:
– Cenário Conservador: Rússia invade grande parte do território Ucraniano, mas tem que administrar uma guerra de atrito com os rebeldes nacionalistas, com duração indeterminada e grande perdas de vidas com enorme custo. Já conhecemos esta história na invasão do Afeganistão pela Rússia.
– Cenário Perturbador: Os EUA e a União Europeia impõem sanções econômicas e restrições de exportações para a Rússia. Isto poderia afetar exportações de proteínas animais do Brasil, além de provocar uma queda nos preços de algumas commodities que exportamos.
– Cenário Catastrófico: Envolvimento direto de tropas americanas, europeias, de um lado, com apoio logístico e de armamentos da China, seguindo a lógica: o inimigo (EUA) do meu inimigo (Rússia) é meu amigo. Prefiro não prever como isto poderia terminar.
Considerando estes cenários você não acredita que devemos ter planos contingenciais? Alguém já pensou em um plano B?
#ismarbecker #economia #petróleo #exportações #Ucrânia #Rússia #Europa #Efeitoborboleta #Teoriadocaos

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest