FIM DO CARREIRISMO HIERÁRQUICO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Era uma vez um mundo corporativo estável e previsível. Ainda existe uma escada para subir na estrutura das empresas?

A regra para subir na hierarquia de uma empresa era bastante clara e previsível. Uma boa universidade, seguida de um MBA ou especialização, eventualmente um estágio. Com estes atributos, entrar em uma média ou grande empresa, para fazer carreira, seguindo o plano de cargos estabelecido. Não correr riscos e estar perto de alguém com poder ajudava muito.

Este cenário mudou porque as empresas mudaram, os profissionais mudaram, os cenários onde as empresas atuam também mudaram. O nome do jogo era subir por escadas conhecidas. Agora passa por pular no desconhecido, correndo riscos. Três regrinhas básicas que podem te ajudar a aproveitar este mundo novo.

  1. ARRISCAR – avalie aceitar convites ou se candidate para funções fora da sua zona de conforto, onde a possibilidade de crescimento é maior.  As chances aumentam se for uma área estratégica da empresa e/ou que esteja perto dos que têm poder decisório.
  2. SOBREVIVER À QUEDA – quem arrisca pode cair. Você vai errar. Levante, avalie as causas da queda, aprenda com elas. Em resumo: desenvolva a antifragilidade.
  3. SEJA CURIOSO – não tenha vergonha de perguntar. Não tem pergunta burra. Perguntar mostra humildade e curiosidade. Os outros vão te ajudar e respeitar.

Embora tenha começado minha carreira em um cenário bem mais previsível, se é que o Brasil alguma vez foi previsível, intuitivamente seguir estas três regras. Arrisquei, acertei, errei, sobrevivi às quedas, continuo curioso.

Você só vai conhecer seu potencial quando testar seus limites. Só vai conhecer seus limites quando sair da zona de conforto.

Qual seu plano de carreira?

Fonte: TED Talks – “Forget the Corporte Ladder – Winners take Risk” – Molly Graham.

#ismarbecker #carreiras #oportunidades #motivação #emprego #riscos

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest