FIM DA COMUNICAÇÃO

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Nunca na história tivemos tanta informação por um custo tão baixo. Por que a comunicação fica cada vez mais difícil?

Os hábitos da leitura e da escrita estão em franca decadência. Em média, caíram pela metade. Quantos livros você leu neste ano? Quantas horas passam nas mídias sociais?

O abuso das mídias sociais provocou um aumento das distrações e do controle atencional. Pior do que isto, fez com que a disposição para ler textos longos desabasse. Até mensagens de voz e podcasts são ouvidos em maior velocidade.

Esta realidade afeta nossos relacionamentos familiares, sociais e de negócio que, em muitos casos, está prejudicado pelo maniqueísmo (nós x eles).

Na semana passada, participei de uma reunião virtual com oito pessoas que estavam em seis lugares distintos. A duração máxima era de 30 minutos. Eu não tinha nenhum controle sobre como os outros iam usar o tempo para tratar de um assunto de vida ou morte, para um dos meus negócios.

Investi umas seis horas para fazer uma leitura da legislação pertinente e materiais que eu mesmo havia escrito, além de suas contestações. Consegui resumir o ponto-chave em dois parágrafos. Ainda não sei o resultado, mas, aparentemente, consegui passar a mensagem em uns 3 minutos, seguindo os seguintes passos:

  1. Três Blocos: gancho (título) curto (máximo 6 palavras) impactante; corpo da argumentação dividido em tópicos curtos, fechamento direto e persuasivo.
  2. Balanceando a razão com a emoção (storytelling).
  3. Mensagens simples, curtas e fáceis de memorizar.
  4. Personalização: ajustando palavreado e detalhamento do conteúdo ao público, preferencialmente um pouco acima da média. No caso de uma palestra, cite, nominalmente, alguns presentes. No caso da minha reunião, usei uma terminologia técnica/jurídica.

Que fórmula você usa para sua comunicação verbal e escrita?

Fonte: “Small Message, Big Impact” – Terri Sjodin; “Brevidade Inteligente” – Jim VandeHei.

#ismarbecker #comunicação #storytelling #motivação #empatia

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest