FELICIDADE TEM PRAZO DE VALIDADE

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

“Não há caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”. Quer entender melhor este conselho?

Com esta frase, um tanto quanto controversa, o Dr. Wayne W. Deyer nos ensina que felicidade é uma escolha interna, uma forma de viver, que depende de cada um. Como a forma de viver muda com a idade, deveríamos ir fazendo ajustes.

Estas reflexões não são recomendadas para aqueles com menos de 55 anos. Pode ter efeitos colaterais indesejados. Já para os que, como eu, sofrem com o etarismo, ele é altamente recomendado. Use, sem moderação, os conselhos do Senioresratgeber (Conselheiro dos idosos) e do livro “Happiness is the Way”.

  1. Viver mais devagar: geralmente aceleramos quando estamos chegando no destino. No caso da vida, é o contrário. Como temos menos futuro do que passado, considere desacelerar, aproveitar cada momento.
  2. Repensar consumismo: já passamos da fase de acumular coisas inúteis, de trocar de celular ou carro a cada ano. O prazer de um bem é efêmero.
  3. Capitalismo responsável: o capitalismo é o pior sistema econômico que existe, mas é melhor do que todos os outros testados. Dito isto, devemos evitar sermos vítimas da “empurrometria” da troca necessária de produtos e serviços.
  4. Valorizar pequenas coisas: em “Olhai os Lírios dos Campos”, de 1938, Érico Veríssimo fala sobre os verdadeiros valores, as escolhas e os caminhos trilhados na vida. À medida que o tempo passa, aprendemos que menos pode ser mais. Sentar-se debaixo de uma árvore, para olhar os lírios, ler um livro, ou simplesmente não fazer nada, não tem preço. Como comecei não há muito tempo, tive que solicitar ajuda ao ChatGPT para me colocar em uma situação destas.
  5. Largar o osso: os ossos que tanto valorizamos (status, poder, cargos) são efêmeros, além de nos cobrar muito tempo, insumo que já temos pouco, por isso valorize o tempo. Encontre um hobby, converse com desconhecidos, conte histórias para os netos.
  6. Assumir responsabilidade: você e ninguém mais são responsáveis pelas suas escolhas, reações e omissões. Não culpe os outros.
  7. Verdadeiro sucesso: é a paz interna, uma sensação de ter feito o que podia fazer, não as conquistas externas.

Você já está no caminho da felicidade?

Fontes: “Wenn du zwischen 55 und 75 Jahre alt bist: Langsames Leben, Weniger ausgeben, glücklich sein.”  SeniorenRatgeber; “Happiness is the Way – Dr. Wayne W. Deyer.

#ismarbecker #motivacao #carreira #oportunidade #felicidade #propositos

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest