EXCEÇÃO À REGRA – EMPRESA FAMILIAR 75 ANOS

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

A estatística mostra que menos de 10% das empresas familiares chegam à terceira geração. Quer conhecer uma que completou 75 anos, com a terceira geração no comando?

Em setembro de 2022, visitei a Ruy de Lacerda. Foi uma verdadeira aula de perenização de uma empresa familiar. Vejam o que escrevi após a visita.

Escrever todos os dias no LinkedIn pode parecer um exercício inútil. Na segunda-feira (26/09), tive uma prova de que não é. Aproveitando uma viagem à Alemanha, Inglaterra e Portugal, fui a Porto visitar o meu amigo virtual (agora pessoal) David Zamith.

Para começar, ele é um exemplo de que a globalização é um fenômeno antigo. O pai era de Malta, a mãe da Escócia e ele nasceu em Portugal.

David é um exemplo de que uma empresa familiar pode dar certo por gerações. Perenizou a empresa não por ser genro do fundador, mas como resultado desta fórmula:

SUCESSO = 10% de TALENTO (o que ele tem bem mais do que os 10%) + 10% do MEIO (estava no lugar certo, casado com a filha do dono) + 80% de ESFORÇO (a transpiração que vem depois da inspiração).

 

A conversa, seguida de um ótimo almoço com uma dose (não tão pequena) de um excelente vinho branco do Douro, foi uma aula de como encaminhar a sucessão de uma empresa familiar.

Acompanharam a aula, António Nogueira da Costa, consultor de empresas familiares, e Raul Fernando Oliveira. Pena que o mestre Renato Bernhoeft não estava conosco. Ele escreveria mais um livro! Os quatro princípios que o David Zamith segue:

 

  1. Fazer um protocolo familiar, estabelecendo as regras do jogo dos proprietários, sendo um dos três círculos do modelo de John Davis.
  2. Preparar sucessores desde cedo, sem medo de concorrência.
  3. Buscar atividades/projetos para quando sair da operação.
  4. Dividir o seu conhecimento e experiência para melhorar o mundo. Deixar um legado.

Ouvi as três primeiras recomendações. Vivenciei a quarta, na prática. Obrigado David Zamith pelas lições de vida.

Qual é o seu legado?

Três anos depois, Ruy de Lacerda completa 75 anos. Uma matéria no jornal A Vida Econômica resumiu os seis pilares que sustentam a empresa:

  1. Aposta nas pessoas.
  2. Humanismo
  3. Conciliação trabalho e família.
  4. Formação continuada.
  5. Criar valor em favor do bem comum e da ética.
  6. Sustentabilidade – Responsabilidade Ambiental.

A Ruy de Lacerda é prova de que as empresas familiares de sucesso seguem algumas regras básicas comuns.

Você acrescentaria algum pilar de perenidade das empresas familiares?

Fonte: “Um Legado de Excelência, Sustentabilidade, Inovação e Ética Comercial” – Jornal A Vida Econômica; https://www.ruydelacerda.pt/brasil-veio-a-ruydelacerda/.

#ismarbecker #EmpresasFamiliares #Sucessao #Negocios #Motivacao #Carreiras

 

 

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest