Os EUA estão balançando os fundamentos da Ordem Global. Não temos líderes que conduzam países e empresas para um cenário que não sabemos como será. O que nos espera?
A pandemia foi um ponto de inflexão para o fim da globalização, que já demonstrava sinais de fratura nas eleições do mundo ocidental, que vinha sendo atacado por todos os lados. A eleição de Trump, para o segundo mandato, precipitou o fim da integração global de comércio e pessoas.
O economista Mohamed El-Erian, ele próprio fruto da globalização, prevê dois cenários possíveis:
– Globalização administrada.
– Fragmentação.
Os dois cenários têm um ponto em comum: o fim da dependência da China com a fábrica mundial. A pandemia, que começou na China, deixou uma lição: não podemos colocar todos os ovos na mesma cesta.
Os EUA, para o desespero dos defensores do Sul Global, continuam a ser a potência econômica, o Brasil que o diga, e militar, o Irã que o diga, mas mostras claras sinais de ruptura. Ray Dalio, bilionário investidor americano, resume o momento americano como uma situação em que a população perde o sentimento de que o sistema é justo, que dá oportunidades para todos. Isto é o início da ruptura do chamado contrato social, com um conflito entre ricos e pobres, urbanos e rurais, educados e alfabetizados, jovens e velhos, nacionais e imigrantes.
O clima de mau funcionamento do sistema gera uma onda de saudosismo, para retornar aos bons tempos do passado. Este sentimento provoca uma divisão na sociedade (nós x eles) que tira as vozes moderadas no jogo político democrático, que não funciona sem elas. Make América Great Again, nos EUA, e pobres contra ricos, no Brasil, são dois bons (ou péssimos?) exemplos.
Estamos em um interregno no qual “O velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer”. Como o modelo proposto pelo autor da frase, o comunista Antonio Gramsci, não funcionou, a pergunta que não quer calar é:
Como será a Nova Ordem Global? Qual é sua aposta?
Fonte: “Mohamed El-Erian talks US trade policy fallout, market uncertainty” – Yahoo Finance; “The Changing World Order – Why Nations Succeed and Fail” – Ray Dalio.
#ismarbecker #economia #inflação #globalização #EUA #Trump



