Com o modelo tradicional de educação, perdemos inteligência com o envelhecimento. Está é a má notícia. Quer conhecer algumas formas de reverter esta decadência?
Por que perdemos inteligência?
Já comentei diversas vezes aqui no LinkedIn sobre o conceito de INTELIGÊNCIA FLUIDA, sendo a capacidade de resolver problemas novos, sem depender muito da experiência. Esta inteligência começa a decair gradualmente lá pelos 30 anos.
Este processo pode ser atenuado com o Lifelong Learning e com o desenvolvimento da INTELIGÊNCIA CRISTALIZADA, sendo a capacidade de usar o conhecimento acumulado ao longo dos anos para a tomada de decisão, resolver problemas e navegar por este mundo complexo. É a velha sabedoria.
No mundo disruptivo ainda vale a Inteligência Cristalizada?
A história não se repete, mas pode nos dar indicações sobre o que fazer ou não fazer. Como já disse Santayana “Quem não conhece a história está condenado a repeti-la” O Lifelong Learning é fundamental para este processo.
No seu último livro, Conrado Schlochauer apresenta os conceitos de EXPLORAÇÃO ABERTA e FECHADA, que me atrevo a relacionar aos de inteligência Fluída e Cristalizada.
Na exploração aberta, típica das crianças, somos curiosos por tudo, sem nos preocuparmos muito com a possível utilidade da aprendizagem. Somos como uma esponja que absorve tudo. Não existe limitação de local, tempo ou formato para desenvolver nosso conhecimento/inteligência neste formato de exploração. Conversar com pessoas de outras áreas, experiências, ideologias são boas fontes.
Já a exploração fechada é mais focada, formal, orientada para um objetivo, ou resultado específico. Uma especialização em algo que conhecemos, um MBA são algumas das fontes.
Receitas para desenvolver a inteligência
Nos seus dois brilhantes livros, Schlochauer nos ensina que Lifelong Learning é você decidir que pode/deve aprender ao longo do tempo, e o tempo todo.
Lifewide Learning é pensar e aprender fora das caixas tradicionais, aproveitando o dia a dia e maximizando as relações.
O etarismo tem razão, que perdemos inteligência fluida com o tempo. O etarismo não considera, contudo, o valor da Inteligência Cristalizada, que podemos potencializar com a Exploração Aberta.
Você sabia que podemos reverter a perda da Inteligência Fluida, desmentindo os etaristas, desde que percamos o medo do novo, o medo de errar e saiamos da rotina?
Fonte: “Aprendizado Acidental: O Poder do Lifewide Learning “ e “ Lifelong Learners: o poder do aprendizado contínuo” Conrado Schlochauer
#ismarbecker #motivacao #LifeLongLearning #Etarismo #educacao



