O que você faria se tivesse o celular bloqueado, num sábado, com uma feira começando no domingo?
Não é uma pergunta hipotética. Aconteceu comigo na semana passada. Quer ver como sobrevivi?
REAÇÃO NORMAL
Até uns três anos, minha reação seria de raiva, desespero, busca de culpados. Nada disto resolveria o problema, eu gastaria energia e tempo, buscando soluções difíceis, ou impossíveis, provavelmente criaria atritos com outras pessoas, que não poderiam resolver o problema.
REAÇÃO ESTOICA
“Se você se aflige por qualquer coisa externa, não é a coisa em si que o perturba, mas o julgamento que você faz sobre ela. E isso você pode mudar agora”.
Lembrei desta frase de Marco Aurélio, em “Meditações”. Lembrei de quando roubaram a frente do meu carro e almocei antes de tomar uma providência. Lembrei que quando cancelaram um voo de conexão de Brasília via São Paulo, para Curitiba, tive que ficar mais de 4 horas na fila para remarcar o voo para outro dia, conseguir um voucher de hotel e fazer o check-in.
Ativei o modo Estoico, seguindo os seguintes passos:
– ACEITEI o FATO irreversível, como ele era: não tinha solução possível no domingo. Não poderia perder tempo da feira para resolver o problema na segunda.
– FOQUEI no que podia CONTROLAR: conseguia enviar e receber mensagens escritas no WhatsApp. Avisei à família, empresa, contatos que tinha na feira.
– Não REAGI EMOCIONALMENTE: como tinha agendas importantes de domingo a segunda-feira, na feira ABUP, e na terça com a participação no Market Makers #179, foquei em me preparar para estes compromissos. Com isto, aproveitei o sábado e esqueci o problema.
– ANTIFRAGIL: aprendi com esta adversidade. Isto facilitará, e será automático, enfrentar outras que seguramente virão.
Como você reage aos eventos que não pode controlar?
Fonte: “Meditações” – Marco Aurélio.
#ismarbecker #motivação #carreira #oportunidades #Estoicismo #desafios



