Os Estados Unidos são a maior potência econômica e militar do planeta. Até quando?
Na década de 60, muitos americanos aprenderam russo. Acreditavam que a União Soviética passaria os EUA no domínio global. A URSS implodiu em 1991. Na década de 80, a moda era aprender japonês. Os três quilômetros quadrados do Palácio Imperial, em Tóquio, valiam mais do que a Califórnia. O Japão está em uma crise deflacionária desde os anos 90. A moda agora é falar mandarim, para a alegria dos órfãos de Marx.
Acabou o domínio dos EUA?
FIM DA HISTÓRIA
A história não acabou, como previu Fukuyama, e não acabará, já que ela é cíclica. As grandes potências nascem, crescem e morrem.
– ROMA: a Pax Romana, domínio total de Roma no Ocidente, durou uns 200 anos, embora o tempo entre a ascensão e queda tenha sido uns 500 anos. Latim era a língua franca.
– IMPÉRIO BRITÂNICO: nos 24% do território do planeta, o sol não se punha. De 1.700 até Segunda Guerra, costumes e a língua inglesa ditaram as normas.
– EUA: o fim da Segunda Guerra consolidou a predominância americana na economia e poder militar. A URSS tentou ganhar a guerra fria. Perdeu porque regimes extrativistas autoritários não evoluíram.
– CHINA: já foi a maior economia do planeta, até lá por 1.500. Entrou em decadência constante, até afundar na miséria causada pelo Grande Timoneiro. Só com a morte dele um modelo de economia de mercado, controlado pelo Estado, tirou milhões de pessoas da miséria, tornando o país a segunda potência econômica do planeta.
E AGORA XI?
A curva de crescimento estabilizou, a taxa de natalidade desabou, a ditadura de um homem só voltou. Isto não é uma boa combinação, segundo a história nos ensina, mas, por muitos anos, a China será o vice-campeão no campeonato das grandes potencias. Quanto mais autoritária for, e quanto mais gastar em aumentar seu poder militar, mais rápido entrará em decadência.
E O BRASIL?
Não temos pretensões, nem condições de disputar a final do campeonato, mas podemos ficar entre os primeiros cinco. Temos vantagens comparativas (terra, água, sol, gente, paz nas fronteiras) quase inigualáveis. Só deveríamos saber que quando dois elefantes brigam, quem apanha é a grama. Temos que ficar de bem com os dois elefantes.
Você concorda com esta visão geopolítica e geoeconômica?
#ismarbecker #geopolitica #economia #crise #guerra #China #exportacoes #comex



