ESQUERDA VEM DE FRACASSOS

Foto de Por Ismar Roberto Becker
Por Ismar Roberto Becker

Precisamos semear a esperança, lutar, se organizar e construir esperanças para derrotar os arautos do medo. Por que esta belíssima frase contém o vírus que destruiu todas as trágicas experiências progressistas?

Aviso aos “cumpanheiros” progressistas: o título e o primeiro parágrafo acima são de Álvaro García Linera, vice-presidente da Evo Morales, de 2006 até 2019, em uma entrevista para o farol esquerdista mundial – Le Monde Diplomatique. Vamos ver quais são seus planos para derrotar os arautos do medo.

CRISE NEOLIBERALISMO

Em uma visão marxista clássica, Linera enxerga o mundo em crises constantes. O neoliberalismo não atendeu às demandas da sociedade, abrindo espaço para uma disputa ideológica. O progressismo ocupou este espaço, redistribuindo renda, promovendo a inclusão social e fortalecendo o Estado. Começou a falhar porque não entendeu que, depois que os pobres têm comida, querem mais. O porre dos direitos atendidos gerou novas expectativas. Maslow já explicou isso.

FUTURO DA ESQUERDA

Mais do mesmo, não funciona mais. A esquerda precisa renovar a imaginação política, não pode se deitar eternamente em berço esplêndido. Os que saíram da pobreza, que Linera chama de classe média frágil, entendem os desafios e oportunidades, da tecnologia e das novas formas de trabalho. Saiu da teologia de liberação, entrou na teologia do crescimento.

MODELO BOLIVIANO

Até neste ponto da entrevista (prometer paraíso) eu estava conforme o Lenira, até porque todos temos que sonhar. Minha ingênua empolgação desmoronou quando ele falou sobre os culpados do buraco que ele e seu guru cavaram na Bolívia.

Ele foi brilhante na narrativa de como, com o dinheiro do gás, o Garanhão Aymará tirou os bolivianos da miséria. Foi fraco quando pulou a parte do que eles deveriam ter feito após estatizar a extração do gás, inclusive os investimentos de Petrodeles (ops! Bras). Nenhum único centavo de Boliviano foi investido em perfurar novos poços, para repor as reservas que tinham data definida para acabar. Gasto é vida, era moto.

A Bolívia está quebrada, sem dólares para importar nada. Lenira tem a solução.

Devemos investir na perfuração de novos campos de gás. Precisamos investir na mineração do lítio. Como fazer isto sem dólares? Resposta literal:

“O que você faz como governo? Você os agarra pelo pescoço e diz: ou me dá seus dólares, ou tomo sua empresa. Fizemos isso em 2006”.

A história se repete, já disse o alemão fundador desta religião. O enredo foi resumido por Roberto Campos: “os comunistas sempre souberam chacoalhar árvores para apanhar os frutos no chão. O que não sabem é plantá-las!”

Por que alguns não aprendem com os erros?

Fonte: Álvaro Garcia Linera conversa sobre la crisis del progressismo y el ascenso de la extrema derecha” – Le Monde Diplomatique.

#ismarbecker #ideologia #Socialismo #Progressismo #Igualitarismo #Utopia

Compartilhe esse conteúdo:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Twitter
Pinterest