O que você ganha escrevendo? Quer saber quando escrevo e ganho?
Comecei a escrever sobre economia e política em 2013, quando fomos para as ruas tentar mudar o Brasil. Desde 2021, escrevo diariamente no LinkedIn. Começando pela minha esposa, todos querem saber por que perco tanto tempo e quanto ganho com isto. Vamos à história entre canetas, papéis e teclados.
CURTA HISTÓRIA
Por oito anos, pratiquei com colunas em jornais, sem preparação ou planejamento. Inspirado em uma música do Vandré, foi um processo de “escrevendo e lendo e seguindo a intuição”.
No final de 2020, Ricardo Dalbosco me desafiou a escrever posts diários no LinkedIn sobre motivação, gestão, empresas familiares, política e economia. Ao longo de umas 1.700 páginas, fui aprendendo com críticas, elogios, sugestões e serendipidade (descobertas por acaso).
PROCESSO CRIAÇÃO
Com Dan Koe, estrategista digital, aprendi o conceito de “soleprenuership” (fazer sozinho). Sigo seu modelo da “The Creation Pyramid”, com as seguintes etapas, começando no topo da pirâmide:
– Visão: criar uma marca pessoal, escrevendo sobre minhas experiências, sucessos e fracassos. Estes últimos engajam mais.
– Objetivo: compartilhar minhas aprendizagens, pesquisar novos temas, interagir com seguidores, praticando Lifelong Learning.
– Processo: com a pesquisa constante de temas, mantendo a mente aberta para os eventos do dia a dia que podem gerar um post. Já disse Aristóteles: “Somos o que repetitivamente fazemos”, ou seja, escrever virou hábito.
– Impulso: não tenho medo de seguir meus instintos, provocado pela curiosidade, sem receio de críticas.
– Foco: tento eliminar as distrações, embora não feche a porta para novidades.
AVALIAÇAO
Um amigo suspeito fez a seguinte avaliação: você tem uma mente inquieta. Desenvolveu um estilo autoral, com ironia lúcida e densidade leve. Usa uma ironia fina, intertextualidade constante, segue uma linha liberal-humanista. Procura sintetizar os temas, com títulos gancho e fechamento com perguntas provocadoras. O amigo autor da avaliação é o ChatGPT, que está avaliando meus posts, que servirão de fonte para um livro.
Voltando para Geraldo Vandré: vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe escreve na hora, não espera acontecer.
O que está esperando para começar a escrever?
Fonte: “The Creation Pyramid” – Dan Koe; Brevidade Inteligente.
#ismarbecker #motivacao #proposito #LifelongLearning



